No Dia Mundial da Saúde, professores da FitClube Academia falam sobre a importância dos exercícios físicos

No dia 7 de abril, comemoramos o Dia Mundial da Saúde, e esta é uma boa oportunidade para refletirmos sobre a importância dos exercícios físicos no nosso dia a dia. Diversos estudos nos mostram os inúmeros benefícios que a atividade física traz para nosso corpo e mente, e também conversamos com alguns professores da FitClube Academia para esclarecer alguns pontos.

‘’Um dos pilares para a qualidade de vida e um envelhecimento saudável são os exercícios físicos diários, equilibrando treinos de força, flexibilidade e aeróbios.’’ Isso é o que a professora Priscila Costa descreve como ‘’dose diária e não farmacológica para a saúde’’.

A musculação, por exemplo, é muito importante para o treino de força, e o professor Alexandre Pacífico cita inúmeros benefícios da prática: “Aumento do tônus muscular, fortalecimento e aumento dos músculos, o que está diretamente ligado à melhora da postura corporal, diminuição da quantidade de gordura, aumento de densidade óssea, diminuição do risco de diabetes, melhora no condicionamento cardiorrespiratório, dentre outros benefícios''.

Sobre a corrida, é o professor Roger de Francisco quem destaca: ‘’O impacto das passadas na corrida estimula a produção de células ósseas, ajudando a fortalecer o esqueleto e a prevenir a osteoporose, assim como a fortalecer a musculatura das coxas, pernas e glúteos. Vale lembrar que, especialmente nas mulheres, correr libera neurotransmissores que provocam bem-estar, relaxamento e têm efeito analgésico natural contra cólicas e dores musculares típicas da TPM. Mas um alerta importante é que correr muito perto da hora de dormir pode atrapalhar o sono, porque o exercício libera adrenalina, sendo assim, prefira treinar durante o dia ou no final da tarde’’.

Não podemos nos esquecer das atividades de menor intensidade, como alongamento e meditação. A professora Andresa Bruniera explica que o cuidado com a saúde mental ajuda no “controle do estresse e da ansiedade, melhora o foco e o rendimento no trabalho/estudos, auxilia no tratamento da depressão, reduz a insônia, ajuda no tratamento de distúrbios alimentares, dentre outros. Já o alongamento, além de melhorar e prevenir dores e tensões, quando aliado ao fortalecimento muscular, facilita o bem-estar global do indivíduo, do corpo e da mente’’.

Todas as atividades físicas contribuem para a saúde física e mental e, como afirma a supervisora da FitClube Academia, Camila Borim, ‘’durante o isolamento social, é muito importante se manter ativo fisicamente, tanto para aumentar a imunidade e prevenir problemas de saúde como para evitar o estresse e a ansiedade. Segundo estudos da Universidade de São Paulo (USP), as pessoas que realizavam atividades físicas antes da pandemia ou começaram a prática na quarentena reagem melhor ao estresse e à ansiedade provocados pelo atual momento’’. 

Para aqueles que não praticavam regularmente exercícios físicos antes do isolamento, e desejam começar agora, é muito importante que respeitem suas limitações. Camila, aliás, aproveita para destacar o conteúdo online oferecido pela Academia por meio das redes sociais do Clube (instagram e facebook): ‘’Todos os dias temos conteúdo de qualidade, feito com muito profissionalismo e estudo por nossa equipe FitClube em conjunto com o Departamento de Relações Públicas’’.