Dia da Natação
Professores do SCC falam sobre benefícios da prática
No dia 8 de abril celebramos o Dia da Natação, data criada para ajudar a promover a modalidade que favorece a saúde de diversas formas. A Revista do São Carlos Clube conversou com alguns professores, que deram mais detalhes sobre seus benefícios. Confira.
A professora Mônica de Paula, por exemplo, garante que a natação é uma das melhores atividades físicas, que pode ser praticada desde a tenra idade até a fase adulta, proporcionando diversos benefícios: “Na fase infantil, a prática da natação melhora o sistema respiratório, a qualidade do sono, contribui para a socialização e a autoconfiança, diminui o estresse, aumenta o apetite e ajuda na questão de segurança”. Já para os adultos, a professora explica que as vantagens também são excepcionais: “Além de todos os benefícios que citei para as crianças, na fase adulta a natação também aumenta a imunidade e fortalece nosso sistema de defesa, auxilia na perda de peso, melhora o condicionamento físico e a saúde como um todo, fortalece as articulações, desenvolve os músculos, reduz o estresse, melhora a saúde do coração e também a circulação sanguínea”.
Já a professora Regina Gomes destaca o fato de esse esporte não ter contra-indicação e poder ser praticado em qualquer idade. “Por ser um exercício cardiovascular, ajuda a desenvolver ossos e músculos, promove flexibilidade, coordenação, reduz estresse e alivia a tensão.”
Luis da Silva Junior, também professor da natação, além de garantir que a natação é um seguro de vida, nos conta uma curiosidade: “Uma das coisas mais legais que temos no âmbito competitivo é a maratona aquática, em que vemos crianças chegando na frente de adultos, idosos chegando na frente dos jovens e pessoas que não têm aquele corpo definido chegando muito à frente dos fortinhos”. O professor também confirma que não há contra-indicação para a prática. “O esporte é frequentemente indicado para corrigir problemas posturais, articulares, obesidade, falta de densidade óssea e muitos outros”, finaliza.