No dia 26 de julho é comemorado o Dia dos Avós. A data foi criada para homenagear essas experientes figuras que muito têm a transmitir às novas gerações, especialmente netos e bisnetos. A Revista do São Carlos Clube conversou com duas associadas, que compartilharam conosco as delícias da experiência.

 

Carmen Cerri Ferro, de 88 anos, é avó de Rafael Basílio Ferro, que hoje tem 27 anos. Questionada sobre o que sentiu quando soube que seria avó, ela revela sua enorme satisfação. “Noooooossaaaaaa, senti uma alegria imensa, sem palavras para definir a emoção!”

 

Carmen contou também que, antes da pandemia, adorava viajar com o neto, com quem almoçava toda semana. “Sempre fazia macarrão de ferro para ele.”  Para ela, os netos devem ouvir os conselhos dos avós, por estas serem mais experientes. “Os netos se espelham nas atitudes dos avós, e com meu neto não foi diferente. O meu neto, atualmente, me aconselha a não sair de casa por causa da Covid-19.” 

Para ela, a maior delícia de ser avó é a possibilidade de ser mãe duas vezes. ”É muito bom ser mãe duas vezes (sem a responsabilidade da educação), acompanhar o crescimento, participar de todas as conquistas desde os primeiros passos, as falas iniciais, a formatura no 2° grau, até a universidade (UFSCAR) e o início do mestrado (USP). Sentir orgulho das conquistas, estar junto dele em todos os momentos e dar muitas risadas juntos.” 

A avó Carmen revela que sente muito orgulho do neto. “O Rafa é um rapaz muito bem educado, sabe respeitar as pessoas, além de ser muito inteligente e LINDOOOOO. Amo meu neto de todo o meu coração, desejo a ele toda a felicidade do mundo e muitas bênçãos em sua vida. Agradeço a todos pela oportunidade recebida. Poder externar as delícias e a felicidade de ser avó do Rafael Basílio Ferro é também uma grande emoção”, finaliza.  

Já a associada Roseli María Munhoz Bianchin, de 69 anos, é avó de seis crianças: Artur, de 12 anos, os gêmeos Theo e Lucca, de 9 anos, Enrico, 9 anos, José Eugênio, 7 anos, e Maria Rita, de 5 anos. Ela lembra que, ao saber que seria avó, sentiu uma emoção sem igual. ‘Fiquei muito emocionada e feliz! Transbordo amor sem limites por eles.”

 

Roseli conta que adora estar reunida com os netinhos, pois eles sempre se divertem com muita alegria e brincadeiras. “No Clube, sempre torço pelos meus netos no futebol.” Para ela, os mais novos devem ouvir os conselhos dos avós, pois “eles sempre têm uma grande bagagem e experiência de vida para compartilhar”.

 

Surgimento da data

A data foi escolhida pelo papa Paulo VI, no século XX, para homenagear Ana e Joaquim, os pais de Maria, mãe de Jesus. Esses dois personagens históricos e bíblicos foram canonizados no século XVI, pelo papa Gregório VIII, por serem pais da mãe de Cristo e por terem-na concebido, segundo a tradição cristã, mediante ação milagrosa, já que o casal, à época, era considerado estéril. Santa Ana e São Joaquim, os avós de Jesus, ao longo dos séculos, mereceram comemorações festivas em diversas datas diferentes, mas Paulo VI houve por bem determinar o dia 26 como a data definitiva.

Independente da tradição cristã, a figura dos avós diz muito sobre o papel fundamental dos avós na estruturação de uma família, seja quais forem os problemas ou as felicidades que ela venha a partilhar. Sabemos que, por vezes, os avós é que desempenham o papel de pais dos netos; ou ainda são os avós que precisam dos cuidados dos netos, em ocasiões em que são afetados por enfermidades ou algo semelhante.

Além disso, a figura dos avós revela aos jovens o seu próprio futuro, isto é, dá-lhes a imagem do que um dia serão. Nessa imagem deve ser vista a finalidade das ações que desempenhamos ao longo de nossa vida; devem também ser pesadas as medidas dessas ações. O ser idoso, em grande parte, é fonte de inspiração e de sabedoria. O dia dedicado aos avós constitui uma oportunidade para meditar sobre isso, sobre o futuro que a todos aguarda e sobre que caminhos traçamos em nossa vida.

 Fonte: Brasil Escola.