Qual importância você dá para os seus olhos?

Dentre todos os sentidos do corpo humano, a visão é o mais importante! Saiba por quê!

A visão é um dos sentidos mais essenciais para a grande maioria dos seres vivos. Ora, o olho é um órgão complexo e com alto grau de desenvolvimento, fundamental para perceber tudo o que está à nossa volta. Para se ter uma ideia, as células com maior metabolismo de todo o nosso organismo estão justamente no sistema ocular. Pois é, o olho é uma das estruturas mais incríveis do corpo humano. 

Apesar da evolução dos equipamentos, nenhum deles conseguiu superar nossos olhos em termos tecnológicos. Prova disso é que a nossa visão é 600 vezes mais sensível que a mais moderna câmera digital. Não é difícil imaginar o porquê. Em nossos olhos, existem milhões de células fotossensíveis. É na retina que a imagem é captada e, através de processos bioquímicos, ocorre a transmissão dos impulsos nervosos até o cérebro. Então, eles são analisados e traduzidos nas imagens que vemos.

Toda a riqueza e complexidade envolvidas no sistema ocular não deixam dúvida da importância de manter essa verdadeira máquina em plenas condições de funcionamento. E cuidar da saúde ocular requer atenção cotidiana. Afinal, os olhos vivem expostos a fatores capazes de prejudicá-los, como o uso excessivo de smartphones, tablets, televisões e computadores. E não é só isso: a poluição e o ar condicionado, assim como a baixa umidade do ar, também são inimigos. 

No Brasil, ainda negligenciamos muito a nossa saúde ocular. Somos um país com mais de 1,2 milhão de deficientes visuais (ou seja, pessoas cegas ou com visão reduzida). E o chocante é que 80% dos casos de cegueira são evitáveis e/ou tratáveis. Não bastasse isso, temos diversas estatísticas atestando o aumento de diabetes, que tem como uma de suas consequências o desenvolvimento de outra doença: a retinopatia diabética (RD), cuja evolução leva à cegueira. Para deixar o cenário mais preocupante, dos 65% dos brasileiros com alguma dificuldade de enxergar, metade não faz nenhum acompanhamento anual com um oftalmologista.

Estamos diante de um verdadeiro quadro obscuro. E precisamos trabalhar para revertê-lo. Como grande parte das doenças que culminam na cegueira não gera sintomas iniciais, é essencial visitar anualmente o oftalmologista. Só assim poderemos identificar e tratar problemas precocemente. Hoje, há um grande arsenal de medicamentos e procedimentos capazes de solucionar até mesmo os quadros mais graves. Dedicar-se à preservação da nossa saúde ocular significa garantir o registro das melhores cenas das nossas vidas.

No dia 7 de maio, celebra-se o Dia do Oftalmologista, data escolhida para homenagear os profissionais responsáveis pelo estudo, diagnóstico e tratamento das doenças e lesões ligadas ao sistema ocular. A Revista do São Carlos Clube aproveitou a data para conversar com a associada e oftalmologista Ana Julia Balau Strose, que esclareceu algumas dúvidas e também nos deu ótimas dicas. Confira a seguir:

 

A partir de que idade é necessário ir ao oftalmologista?

O acompanhamento da saúde ocular começa na maternidade, com a realização, atualmente obrigatória, do Teste do Reflexo Vermelho ou Teste do Olhinho. Após isso, estando o exame normal, as Sociedades Brasileiras de Oftalmologia e de Pediatria recomendam um primeiro exame com o oftalmologista entre seis meses e um ano, e outro idealmente aos três anos, podendo ser realizado até os cinco anos.

 

Com que frequência devemos ir às consultas?

Após o desenvolvimento completo da visão, o que ocorre por volta dos sete anos, o ideal é o acompanhamento anual para todos que não apresentem queixas ou doenças oftalmológicas, ou seja, pessoas saudáveis do ponto de vista ocular.

 

Quais são os sintomas de problemas na visão?

Os sintomas mais comuns são: dor de cabeça, dor na região periocular, sensação de peso nos olhos, cansaço e embaçamento visual.

 

Mesmo não tendo problemas na visão, que cuidados devemos ter para manter a saúde dos olhos?

Hábitos de vida saudáveis ajudam na saúde como um todo, e nossos olhos não são exceção. Alimentação saudável, prática regular de atividade física, proteção ocular em esportes ou atividades de risco e consulta regular com seu oftalmologista são importantes para cuidar da sua visão.

 

Cuidados com os olhos

- No tempo seco e frio: beber bastante água, higienizar a região periocular e fazer uso de lubrificantes oculares indicados pelo seu oftalmologista.

- Para quem utiliza muito ar condicionado, é essencial fazer uso de lubrificantes oculares.

- Praticantes de natação precisam usar óculos apropriados, bem adaptados aos olhos e que vedem bem a entrada da água clorada. O uso de lubrificantes oculares também ajuda muito.

- Outros esportes que podem afetar a retina: todo esporte com exposição solar contínua pode causar, no longo prazo, danos à retina dos praticantes, por isso é recomendado o uso de óculos de sol com proteção UVA adequada para evitar tais danos.

- Diabéticos devem fazer acompanhamento oftalmológico no momento do diagnóstico e, depois, anualmente. Caso haja alterações na retina, os exames precisam ser mais frequentes. É essencial o bom controle glicêmico e orientação do endocrinologista.

 

Recomendações para os usuários de telas (computador, celular e tablet):

- Fazer pausas frequentes.

- Alternar o foco da visão para distâncias maiores que quatro metros; isto “relaxa” a visão.

- Piscar frequentemente em frente às telas reduzimos involuntariamente o ato de piscar e isso prejudica a lubrificação ocular.

- Uso de lubrificantes oculares adequados.

- Buscar atividades ao ar livre.

- Consulta oftalmológica para avaliar possível necessidade de óculos.

- Uso de filtro azul, para bloquear o espectro da luz azul que causa vários transtornos oculares.