Brigada de Incêndio do SCC participa de curso teórico e treinamento prático

Mais de 20 colaboradores receberam treinamento em Rio Claro

A instrução técnica (IT) nº 17, elaborada pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, estabelece uma série de medidas de segurança para prevenção e combate a incêndios, dentre elas a formação de uma equipe capacitada para combater o princípio de um evento com potencial de danos que possa afetar a organização.

O São Carlos Clube possui uma equipe de Brigada de Incêndio atuante, que tem por responsabilidade a retirada rápida e eficiente das pessoas que estão no local afetado por um possível princípio incêndio ou situações que possam causar acidentes semelhantes. Além disso, essa equipe garante a primeira ação a ser tomada para extinguir o risco de incêndio assim que detectado. Recentemente, a equipe participou de um curso teórico e treinamento prático de oito horas em uma pista de incêndio e treinamento em Rio Claro (SP).

O grupo é composto por 23 colaboradores: Aminadab Dias Lacerda (Administração), Ana Paula Vieira (Relações Públicas), Bruno Rodrigues Brabo (Academia), Camila Borim Tochio (Academia), Emerson Pereira da Silva (Obras), Estevam Moita Junior (Guarda-Vidas), Gildo Antônio Gregório (Recursos Humanos), Goreti Batista de Lima (Sede), Jone Muza Soares (Bares e Restaurantes), Lourenço Rodrigues da Silva (Sede), Lucas Matheus F. Boarato (Sinuca), Luciano Pedrolongo (Almoxarifado), Luis Antônio da Silva Junior (Piscina), Maicon Rodrigues de Moraes (Esportes), Marcos Adriano Gonçalves Araújo (Portaria), Mônica Braghim (Eventos), Oziel Roberto Albuquerque (Guarda-Vidas), Priscila Roberta Ferreira da Costa (Academia), Renato de Araújo Almeida (Contabilidade), Rodrigo Bento da Aparecida (Bares e Restaurantes), Sebastião Garcia (Sede), Veridiana Sentanin (Sede) e Jozete Merces de Oliveira (Academia). 

Cabe a esses brigadistas realizar reuniões mensais para analisar os riscos de incêndio das edificações, notificar os setores competentes sobre as irregularidades observadas durante as inspeções e sugerir propostas corretivas, verificar a validade dos extintores de incêndio, acionar o alarme e o Corpo de Bombeiros e desligar a energia em caso de sinistro e realizar simulados com os outros funcionários.

O documento base para pautar o trabalho desses profissionais é o Plano de Emergência, que prevê analisar e identificar os riscos presentes no Clube, inspecionar equipamentos e possíveis rotas de fuga e emitir relatórios sobre as irregularidades encontradas. Além disso, podem promover treinamentos e simulados para fortalecer ainda mais a equipe da Brigada de Incêndio.

O técnico em Segurança do Trabalho Wagner S. Borges do Nascimento comenta que o São Carlos Clube está bem amparado por equipamentos que auxiliarão no primeiro combate ao fogo, como extintores, hidrantes, alarme, etc. “A Brigada é responsável por manter esses equipamentos bem inspecionados e, sempre que necessário, solicitar manutenções preventivas, pois, se precisarem ser utilizados, têm de estar em perfeito estado de funcionamento. Diante disso podemos ver o quão importante é a Brigada de Incêndio de uma organização.”

A colaboradora Veridiana Chinez Sentanin, responsável pela manutenção elétrica no Clube, contou à Revista do São Carlos Clube que “amou” o curso da Brigada. “Todos os cursos que havia feito até agora foram ligados à elétrica. O curso da Brigada, além de nos orientar sobre quais extintores usar em cada ocasião, nos prepara em caso de incêndio de grandes proporções e quais as medidas a serem tomadas com possíveis vítimas, como também nos prepara para os primeiros procedimentos em caso de acidentes. O que vemos todos os dias a nossa volta, principalmente no trânsito, claro que devemos chamar ajuda especializada, mas podemos acalmar a vítima até o socorro chegar… Por ser novata, fui muito bem recepcionada por todos da equipe de treinamento da DM e mais ainda pela equipe de Brigadistas do Clube. Sou grata.”  

Já Rodrigo Bento da Aparecida, coordenador de Bares e Restaurantes, garante que fazer parte da Equipe da Brigada de Incêndio está sendo muito útil. “Aqui no Bar do Bosque temos um alto risco de incêndio. Temos fritadeiras, geladeiras... O conhecimento também de primeiros socorros foi fundamental, pois aqui há um alto fluxo de associados. Todo o conhecimento de prevenção, formas de combate e primeiros socorros foi muito bem-vindo tanto para o trabalho quanto para a vida pessoal. Espero não precisar usar esses conhecimentos, mas, se acontecer, estou preparado.”

Mônica Braghim, do setor de Eventos, participou pela primeira vez do curso e adorou a experiência. “Achei o treinamento superdinâmico. Aprendemos a importância de estarmos preparados para atender a emergências, com calma, disciplina e trabalho em equipe.”

Priscila Costa, que trabalha na Academia, também está satisfeita com a experiência. “O treinamento foi muito bom, eu sequer sabia tirar o lacre de um extintor. Foi superdidático, superprático, saímos com muita noção do que fazer se houver um episódio de incêndio, de como prevenir um episódio de incêndio. A questão de primeiros socorros também foi excelente: como identificar uma vítima, como avaliar o estado da vítima. Saí superfeliz, gostei demais da experiência.”

Clique aqui e confira o vídeo no Youtube!