iluminação do Estádio do Paulista: uma história especial de aniversário

A expressão A união faz a força, apesar de “batida”, nunca se encaixou tão bem quanto na história do São Carlos Clube, que em setembro celebra 76 anos de fundação. Gerado em condições adversas, enfrentando dificuldades desde o começo, mas formado por pessoas sérias que viam na instituição algo mais do que uma simples associação, o São Carlos Clube construiu, ao longo dos anos, uma história que se confunde com a do município que o abriga, uma vez que seus principais personagens fizeram parte do contexto histórico de formação da cidade.

Em 1951, o presidente Romeu Santini celebrou a fusão do São Carlos Clube com o Paulista Esporte Clube. A junção, porém, não alterou o nome do Clube e ainda fez com que fossem incorporados à instituição bens que pertenciam ao Paulista. Essa união, além de fortalecer ainda mais o São Carlos Clube, definiu os rumos de seu futuro.

A fusão, oficializada em cartório no dia 21 de março de 1951, permitiu o início da estruturação da Sede de Campo e serviu de base para a consistência que o Clube apresenta nos dias de hoje. Uma conquista que todos reconhecem como fruto do trabalho e entusiasmo do presidente Romeu Santini, que imediatamente iniciou uma série de obras na área, como a mudança de posicionamento do campo de futebol (que antes funcionava como um hipódromo em posição contrária), além da construção de arquibancadas cobertas e descobertas, iniciativa que alavancou o futebol de campo na cidade. 

 

Linha do tempo

O estádio foi construído entre 1920 e 1921, dentro do "Hipódromo" que já existia desde 1912, erguido pelo Paulista, Até 1956, o local abrigou tanto "corridas de cavalos" como "jogos de futebol". O jogo de boas-vindas do Estádio foi o amistoso entre Paulista Esporte Clube e o Palestra Itália de Araraquara, em 21 de abril de 1921, partida que terminou empatada em 2–2.

Na década de 1950, o estádio original foi demolido e um novo estádio foi erguido no sentido norte-sul, sentido contrário ao anterior, e ganhou pistas olímpicas para a realização dos Jogos Abertos do Interior de 1957.

 

Anos de ouro do futebol no Estádio

“A estruturação do Estádio do Paulista atraiu vários times da cidade para jogar no local, como Bandeirantes, Expresso São Carlos, Estrela da Boa Vista, dentre outros, pois o campo era o melhor da cidade”, afirma João Paulo Porto, ex-presidente da Diretoria Executiva. João Paulo relembra que em 1965, na gestão de José Fernando Porto, o Clube montou uma equipe de futebol. “Mesmo com pouco dinheiro para investimento no esporte, o Clube montou um time excelente para jogar na segunda divisão. Os jogadores começaram a ganhar e rapidamente passaram para a primeira divisão. Com o ótimo desempenho dos atletas, percebeu-se que eles precisavam treinar e participar de jogos noturnos, porém o campo não tinha iluminação.”

 

União de empresários e entusiastas 

A necessidade de iluminar o espaço fez com que José Fernando, diretor de Futebol, saísse em busca de apoio. João Paulo conta que, na época, o diretor tinha em sua equipe duas pessoas engajadas que o ajudaram muito: Aristeu Favoretto e Mariano Marigo. “E como é que se iria iluminar o campo naquela época? Tinham que montar a torre, e começaram a buscar recursos e a cotizar com os associados que gostavam de futebol. Quem quis contribuiu: empresários e cotistas do Clube.”

João Paulo também se recorda de que, embora o Clube vendesse ingressos para os jogos de futebol e as arquibancadas estivessem sempre lotadas, os recursos não eram suficientes para o empreendimento. Porém, graças ao investimento e à união de nomes como as famílias Maffei, Pereira Lopes, Lobbe, Fehr, o projeto pode ser concluído. 

 

Jogo de inauguração

A iluminação do estádio foi inaugurada em 27 de fevereiro de 1966, em jogo amistoso entre São Carlos Clube e Ferroviária, O jogo terminou com dois gols, ambos marcados pela Ferroviária.

 

Curiosidades

Em 1989, o ex-presidente Paulo Nunes realizou uma obra para melhorar ainda mais o local: derrubou uma parte das arquibancadas para a construção do espaço ocupado hoje pelo Quiosque do Futebol até a área coberta. 

A gestão seguinte, de Paulo Gullo, em 1991, também remodelou outra parte da arquibancada para abrigar os campinhos que conhecemos hoje. João Paulo recorda-se também de que a Diretoria tinha contato com o Sindicato Rural e no local eram montados barracões e se realizava exposição de gados.

Ano após ano, gestão após gestão, graças ao esforço coletivo da Diretoria Executiva e de apoiadores, o Estádio do Paulista foi conduzido ao patamar que ostenta hoje – um local com infraestrutura de ponta: Gramado padrão FIFA e uma Pista de Atletismo de alto rendimento, pioneira no Estado de São Paulo. A pista, com revestimento emborrachado e de alta tecnologia, traz mais estabilidade e impulsão aos atletas, e reduz o cansaço, o que diminui o risco de quedas e, consequentemente, de lesões. 

 

Novidade

Neste aniversário, a iluminação do Estádio do Paulista deixa de ser feita com lâmpadas de vapor de mercúrio. O local passou por uma reformulação que visa garantir ainda mais comodidade aos associados. Um novo e moderno sistema de iluminação LED foi instalado, proporcionando melhor visibilidade aos atletas em seus treinos noturnos. Já para o Clube, a troca das lâmpadas significará mais economia nas contas de energia. 

O São Carlos Clube continua em constante crescimento e consolidação. Parabéns pelos seus 76 anos!