Mude seu corpo sem academia

Calistenia trabalha a musculatura usando o peso do próprio corpo

Imagine treinar ao ar livre, sem pesos ou máquinas, usando o peso do próprio corpo! Uma boa opção é a calistenia, que, por meio de um conjunto de exercícios que podem ser realizados com acessórios como bastões e barras fixas, desenvolve habilidades como agilidade, força e flexibilidade. Alguns movimentos que compõem esse método são apoios, abdominais, saltos, corridas e outras atividades funcionais.

O Espaço de Calistenia do São Carlos Clube foi recentemente reformulado, e a Revista do São Carlos Clube conversou com os educadores físicos Bruno Rod Bravo e Priscila Costa para saber um pouco mais sobre os benefícios dessa atividade. Confira:

 

Para quem os exercícios são indicados?

A calistenia é democrática, de fácil acesso, então é indicada para todos. Qualquer pessoa pode começar com exercícios simples e evoluir gradativamente.

O treino pode ser adaptado à condição física do praticante, respeitando seus limites. Como? Por meio de progressões e regressões. Um exemplo são as flexões na barra livre, podendo começar com treinos de puxadas e remadas nas barras paralelas, tendo ou não o auxílio de elásticos. Tudo é adaptável. O mais importante para ter sucesso na prática da calistenia é a orientação de um profissional de educação física.

 

Quais são os benefícios da prática?

Foco no corpo todo. Algumas pessoas pensam que a calistenia trabalha apenas os membros superiores, mas não é verdade. Agachamentos e avanços fazem parte da rotina dos treinos e podem ajudar em tarefas do dia a dia. Combinações de exercícios e movimentos também realizam um grande trabalho cardiopulmonar.

 

Há alguma restrição?

Não há restrições, desde que o praticante não tenha em seu histórico médico problemas articulares graves ou riscos relacionados a doenças cardíacas. Por isso, antes de iniciar, é sempre bom, e mais seguro, tirar dúvidas com o professor que irá orientar a prática.

 

Há idade mínima para começar a treinar?

Adolescentes conseguem obter muitos benefícios com a calistenia, principalmente por desenvolverem a compreensão sobre o próprio corpo. Adultos e idosos podem incluir exercícios calistênicos como prática acessória ou como atividade principal, de modo a se manterem em forma.                   

                                                                    

Quais grupos musculares são trabalhados?

Nas sessões de treino de calistenia, o corpo todo é trabalhado. Puxadas feitas na barra livre, por exemplo, trabalham os músculos das costas, braços, abdômen e lombares. Já agachamentos, em geral, trabalham pernas, glúteos e também o abdômen.

Por se tratar de uma modalidade que exige muita estabilidade, com exercícios isométricos, de potência, durante um único movimento, ativamos várias partes do corpo.

 

Qual a frequência ideal de treinos?

A frequência vai depender muito do nível de cada um. Mas, de acordo os princípios do treinamento, devemos treinar um dia e dar descanso para aquela musculatura no dia seguinte.

 

Quais exercícios podem ser executados no Espaço de Calistenia que temos no Bosque?

Hoje, a área de treinamento do Bosque possui estrutura completa para quem deseja praticar essa modalidade. Contamos com barras de diferentes alturas, além de ambiente amplo e de fácil acesso aos associados.

 

 É possível ter resultados estéticos e funcionais treinando calistenia??

Com certeza. Exercícios calistênicos promovem grande melhora em nossas atividades diárias (AVDs). Como trabalham e dão manutenção à nossa força, flexibilidade e agilidade, dentre outras, movimentos do nosso cotidiano, como agachar para pegar um objeto no chão, subir escadas, sentar e levantar, são aperfeiçoados com a prática da calistenia.

Na parte estética, a calistenia também não deixa a desejar. Ela vai atuar tanto na manutenção do tônus muscular quanto no desenvolvimento da hipertrofia.

 

A calistenia pode trazer riscos de lesões?

Como toda atividade física, a calistenia também apresenta seus riscos. Por se tratar de movimentos que envolvem força, flexibilidade e deslocamentos isométricos, estamos sujeitos a lesões. Ter bom senso, respeitar nossos limites individuais, respeitar o período de descanso entre os treinos, procurar orientação profissional são fundamentais para evitar lesões. Esses aspectos todos tornarão a atividade mais prazerosa e mais segura.