Após enquete no Instagram, os profissionais da FitClube Academia respondem às dúvidas de nossos seguidores sobre treinamentos em casa. Confira:

 

Como manter a motivação para treinar sem academia?

Depois de três meses em casa, é natural que muitos tenham perdido a motivação em treinar. Importante ressaltar que o sedentarismo é o principal problema relacionado à saúde no século XXI. Sendo assim, não devemos esquecer que treinar é um dos pilares para manter a boa saúde física e mental.  Sem treinar, nosso condicionamento é reduzido e nos afastamos dos objetivos que nos fizeram começar. Quanto mais tempo ficarmos parados, mais difícil será o retorno após a pandemia e a retomada pelos nossos objetivos.

 

Há uma frequência mínima de treinos por semana?

De acordo com recomendação da OMS, 150 minutos de atividades moderadas são suficientes para promover benefícios à saúde. Isso é um mínimo a ser seguido. Ajustar sua rotina ao tempo de treino pode garantir bons resultados, especialmente por nos manter ativos e favorecer outros bons hábitos, como a alimentação saudável e o repouso adequado. Importante ressaltar que o retorno à prática de exercícios deve ser feita de maneira progressiva, respeitando seus limites e garantindo boa readaptação à nova rotina.

 

O que esperar do retorno aos treinos em locais fechados após a pandemia?

Vivemos uma nova realidade e temos um duplo dever a partir de agora: cuidar de nossa saúde e preservar a saúde daqueles que estão ao nosso redor e vão aos mesmos locais que nós frequentamos. Os países que passaram pelo pico da pandemia e iniciaram flexibilizações são exemplos que iremos seguir. Restrição no número de pessoas, uso de EPIs, cuidados com a higienização intensificados, respeito às demarcações de espaços e o distanciamento seguro entre todos. Tudo isso para garantir a segurança e o bom retorno às atividades individuais e coletivas na FitClube.

 

Como é possível treinar usando máscara?

A principal regra, para entrarmos em qualquer estabelecimento hoje, é o uso obrigatório de máscaras. É incômodo, porém é a nossa principal proteção contra a Covid-19. Ao treinarmos com máscaras, percebemos grande dificuldade para respirar em virtude do aumento da ventilação, e o uso desse EPI pode representar justamente uma barreira. Isso exige maior esforço do nosso aparelho cardiorrespiratório, trazendo uma situação de desconforto ao treinar, porém a máscara é nossa principal proteção! Tudo é questão de hábito, e desde já vale uma ressalva: sempre ter ao menos uma máscara de reserva. Como nosso retorno aos treinamentos se dará de forma progressiva, isso facilitará a readaptação e a volta gradativa de nosso condicionamento físico, evitando riscos de lesões e tendo a nossa saúde como principal objetivo.

 

Vou conseguir voltar aos treinamentos com a mesma intensidade e volume?

Cuidado! Muitas pessoas pararam completamente com os exercícios físicos durante todo esse período. Estamos criando protocolos para garantir a melhor readaptação dos nossos alunos ao treinamento. Estamos há três meses sem treinar em um local apropriado. Por isso orientaremos todos para que evoluam gradativamente, readaptando nossos corpos ao treinamento e não se preocupando em ter o mesmo ritmo dos treinos de antes da pandemia. 

 

Há algum tipo de treinamento mais adequado em tempos de pandemia?

Inicialmente, será preciso readaptar nossos corpos ao treinamento. Frisamos a importância de não nos preocuparmos em voltar a treinar nas mesmas intensidades que antigamente, justamente para nos acostumarmos a uma nova realidade: treinar com limitação de tempo e espaço, utilizar EPIs ao treinar, sermos ainda mais cuidadosos com a higienização e ter, como principal objetivo, a saúde.

 

 

Participação:

Bruno Brabo – 116381-G/SP

Camila Borim – 108345-G/SP

Eduardo Bonani – 161293-G/SP

Fabiana Cândido – 087032-G/SP

Phillyp Cornicelli – 130223-G/SP

Priscila Costa – 094732-G/SP