Pela primeira vez na história, o Clube concede redução de 10% nas mensalidades

 

No Estado de São Paulo, o SCC foi o clube recreativo que mais deu desconto em mensalidades aos associados

 

A proposta orçamentária da Diretoria Executiva do São Carlos Clube para o ano de 2021 tem por premissa manter a equalização de despesas com o custeio do Clube, em favor da arrecadação real, com o recebimento de mensalidades e taxas de serviços.

Em 2020, tivemos um ano totalmente atípico em escala global, com a pandemia de Covid-19, fato que paralisou todas as atividades de lazer no Clube por 94 dias – somente as atividades administrativas e de manutenção tiveram continuidade. O São Carlos Clube nunca passou por algo semelhante. Diante disso, um conjunto de ações administrativas foi desenvolvido para que o Clube absorvesse o impacto da paralisação e programasse um retorno por etapas. Nessa direção, foi possível estudar – no âmbito da Diretoria – e aprovar – no âmbito do Conselho Deliberativo – uma série de descontos nas mensalidades dos associados no transcorrer de 2020.

No Estado de São Paulo, o SCC foi o clube recreativo que mais deu desconto em mensalidades aos associados! O aprimoramento e a melhoria nos processos de gestão, em curso nos últimos anos, possibilitaram isso. Importa notar – novamente para registro histórico – que a base formada pelas adoções de boas práticas de governança do São Carlos Clube nos últimos anos foi fundamental para esses movimentos de absorção do impacto da nova realidade com a Covid-19. A aplicabilidade de descontos representou o não recebimento de R$ 1.611.433,79 reais, mas, mesmo assim, o Clube manteve sua austeridade financeira e o pagamento das contas em dia.

Nessa direção, a administração do Clube teve de recorrer a ferramentas mais complexas para a construção do orçamento. Não foi possível utilizar na íntegra o que foi realizado no decorrer do ano, o que levou a uma grande distorção nas despesas e receitas ocorridas durante o ano.

O objetivo principal da Diretoria Administrativa e Financeira é sempre zelar pelo Clube, dando continuidade à gestão transparente e comprometida, sem prejudicar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos nas dependências da associação.

Para 2021, novos investimentos estão projetados, conforme o que está disponível na íntegra em nosso site. Graças ao aprimoramento e à melhoria nos processos de gestão em curso, a proposta, além de não considerar reajuste para 2021, sugere uma redução, nas taxas de Manutenção, Construção e Escolinhas, de 10%, em relação aos valores cobrados atualmente, levando em consideração que a pandemia poderá se prolongar pois mais alguns meses no próximo ano. Assim, há na presente proposta um movimento de redução de 13% nos custeios para 2021 em relação ao orçamento de 2020. Salienta-se que o São Carlos Clube manterá sua força motriz para as realizações dos investimentos projetados e das atividades programadas, a fim de oferecer aos associados um ambiente agradável que promova bem-estar e qualidade de vida.

É importante destacar, também, os aspectos conceituais que fundamentam a montagem do Orçamento, para que se tenha ideia exata das demandas e necessidades do Clube e da possibilidade de atendê-las dentro dos limites de equilíbrio e segurança orçamentária. São eles:

  • O quadro social continua estável, e o nível de inadimplência esteve, em média, em 1,33% entre janeiro e setembro de 2020, permitindo uma projeção relativamente segura do desenvolvimento da receita mensal do Clube.
  • Embora algumas receitas sejam geradas por meio de atividades oriundas de uma Diretoria ou Departamento específico (exemplo: escolinhas, taxa de títulos provisórios, inclusão e exclusão de dependente, serviços de estética e sauna, etc.), elas são tratadas na proposta como receitas institucionais.

A Diretoria Executiva, por meio de seu presidente, diretores e coordenadores, compromete-se com o cumprimento do resultado orçado de cada área. O crescimento do São Carlos Clube deveu-se a um trabalho contínuo de planejamento, no qual o orçamento é encarado como a ferramenta capaz de envolver todos os Departamentos e contribuir para a eficiência da estrutura organizacional, uma vez que permite maior integração e coordenação entre os seus diversos setores, racionalizando procedimentos administrativos, guiando aplicações dos recursos disponíveis em atividades que incorporam valor agregado e contribuindo para a conquista de seus objetivos.

Por fim, para registro histórico, deve-se ressaltar que as diretrizes e práticas da boa governança definidas e desenvolvidas nos últimos anos, no âmbito da direção do São Carlos Clube – e legitimadas pelo Conselho Deliberativo –, permitiram que as surpresas e incertezas provocadas pela ocorrência da pandemia de Covid-19 fossem enfrentadas e superadas por meio de planejamento e uso de ferramental adequado de gestão.

Clique aqui e acesse a Proposta Orçamentária na íntegra.