Amigo é coisa pra se guardar!

O significado da palavra amigo deixa o nosso coração até quentinho... Remete-nos a bons momentos compartilhados com pessoas de quem gostamos, com quem temos intimidade e em quem confiamos.

Para construir uma relação de amizade, não necessariamente as pessoas precisam se conhecer há muito tempo, pois muitas amizades começam repentinamente e ganham importância por diversos motivos. Amigo é aquela pessoa em quem se confia acima de qualquer coisa, que está sempre disposto a ajudar, seja em situações boas ou ruins.

No dia 20 de julho, comemoramos o Dia do Amigo. A data, criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro, foi inspirada na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, mas também uma oportunidade de se fazerem amigos em outra parte do universo. 

O Dia do Amigo é comemorado especialmente no Brasil, Argentina e Uruguai. Para celebrar a data, a Revista do São Carlos Clube conversou com três associados, que nos contaram quem são seus amigos, o que gostam de fazer junto com eles e o segredo da boa amizade.

 

O associado Pedro Figueiredo Fantini, de apenas 10 anos, revela que tem dois amigos que considera como irmãos. “Conheço o Lucca e o Allan Jr. desde 1 ano de idade, desde a época da escola. O que mais fazemos juntos é jogar futebol. No Clube, também gostamos muito de jogar bola.”

Questionado sobre o que mais gosta em seus amigos, Pedro explica que adora o fato de os dois sempre estarem dispostos a jogar com ele, tanto no condomínio quanto no Clube. Para ele, o segredo de uma boa amizade é gostar da pessoa.

 

 

Já para Guilherme Spegiorin Moreno Gomes, de 13 anos, a melhor amiga é a sua mãe. Eles se conheceram quando Guilherme foi adotado, aos 2 meses de idade, e, desde então, ele ama a companhia da mãe. “Gosto de conversar com ela, de preparar e comer as refeições juntos. Minha mãe é carinhosa, alegre e cuida bem de mim.” O associado acredita que o segredo para ter um melhor amigo é a confiança.

 

 

Vicenzo Luchesi Barbosa, de 13 anos, conta que tem vários amigos, mas há um em especial, o Caio Henrique Dias. “Somos amigos desde pequenos. Nós nos conhecemos na escola, com 1 ano e meio, e até hoje dividimos muitos momentos. Adoramos jogar futebol e, quando vamos ao Clube, sempre levamos uma bola para jogar.” Vincenzo ressalta que sua mãe sempre lhe falou que o segredo de ter amigos é saber ser amigo, ter empatia, ser gentil, dar atenção, dividir sorrisos, choros e sempre respeitar as opiniões. “Cresci sempre rodeado de amigos e aprendo a cada dia com eles. Eu amo ter amigos!”