Integrantes do Projeto Vida Ativa na Melhor Idade foram surpreendidos com uma atividade diferente na tarde da última terça-feira ( 23/8). Convidados para uma palestra na Sala Multiuso do Departamento Cultural, eles participaram de uma vivência com o fisioterapeuta geriátrico e ator Marcio Antonio Antunes da Silva, que forneceu orientações práticas sobre consciência corporal usando recursos artísticos.
O palestrante, que também é graduando em Gerontologia, destacou que seu objetivo é ampliar o repertório de possibilidades de autocuidado do público idoso, com exercícios que podem ser reproduzidos em casa. “Todas as sessões passam por mexer o corpo, alongar, fortalecer e relaxar”, explicou. Além de benefícios cognitivos, as tarefas proporcionaram desenvolvimento de coordenação e equilíbrio dos participantes.
A aposentada Mercedes Lopes Moras, 84, assídua frequentadora dos chás beneficentes do Clube, acompanhou a vivência e aprovou. “Pretendo participar mais, porque é um projeto excelente”, promete a ex-nadadora que veio do Guarujá para morar em São Carlos. O ombro fraturado e a gripe recente não tiraram a animação dela, que reconhece a importância de manter o corpo e a mente ativos na terceira idade.
“ Venho a baile, danço, sambo...Tiro esses momentos (sem a família) para mim”, ensina.
VIDA ATIVA - O Projeto Vida Ativa na Melhor Idade é destinado a associados com mais de 60 anos. As atividades acontecem às terças e quintas-feiras, às 7h30, com alongamento e ginástica; também às terças-feiras, a partir das 14h30, são oferecidas propostas variadas, como a vivência oferecida por Marcio Antunes. No mês de setembro, o grupo vai até a cidade de Holambra, visitar a Expoflora. O passeio está marcado para o dia 8 e os interessados podem se inscrever na Secretaria até o dia 2/9.