O cabo Abimael Gonçalves Ramos, do Corpo de Bombeiros de São Carlos, abriu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho do São Carlos Clube nesta segunda-feira ( 17/10), com uma palestra sobre Primeiros Socorros, ministrada nos períodos da manhã e da tarde. Em aproximadamente uma hora, ele discorreu sobre ações que podem ser decisivas em casos de engasgamento, parada cardiorrespiratória, convulsão, queimaduras, hemorragia, fraturas e acidentes com animais peçonhentos.

O militar afirmou que o atendimento pré-hospitalar bem administrado ajuda e muito a prevenir sequelas e a salvar a vida de uma pessoa que esteja em perigo. Disse ainda que o tempo-resposta é outro fator importante. Como o atendimento com um profissional habilitado pode levar alguns minutos ou até mesmo horas, é importante que qualquer cidadão esteja orientado sobre como agir em caso de uma situação que ameace a vida. “ Deveria ser ensinado na escola e depois poderíamos ir aperfeiçoando’, defendeu.

Ramos destacou a importância de cuidar, em primeiro lugar, da própria segurança e acionar o socorro por meios dos canais disponíveis. Citou como exemplo o aplicativo Bombeiros Emergência, disponível na loja de aplicativos dos smartphones, que permite que até pessoas surdas consigam comunicar uma situação de perigo. Salientou, no entanto, que em muitos casos, é necessário uma ação imediata, como é o caso da manobra de Heimlich, usada quando a vítima tem as vias aéreas obstruídas.

 

 

Até sexta-feira (21) outros profissionais passarão pelo Clube para abordar temas como Meio Ambiente; Nutrição; Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids e Segurança no Trabalho. As atividades acontecem às 9h e às 14h, na Boatinha, e são encerradas com sorteio de brindes e lanche.

A Sipat é uma realização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( CIPA) do São Carlos Clube. A atual gestão é presidida pelo gerente de sede, Gilberto Gussi e integrada por representantes de trabalhadores eleitos pelos colegas e indicados pela Diretoria.