Mais um esporte começa a se consolidar e ganhar destaque entre as modalidades no São Carlos Clube. O tênis de mesa teve seu espaço totalmente reformado há cerca de dois anos, está contratando um professor e vai sediar, na próxima semana, jogos de uma etapa da Liga Paulista, que contará com a participação de atletas de várias partes do estado. Os praticantes também estão se desafiando em um torneio interno de barragem semelhante ao que acontece no tênis, mostrando que o tradicional pingue-pongue vai muito além de uma simples diversão.

 

A contratação de um professor permitirá ao Clube voltar a oferecer aulas da modalidade, como já ocorreu no passado. Também já foi adquirido um robô lançador de bolinhas, que ajudará os alunos nos treinamentos. Embora os responsáveis pelo esporte afirmem que não há interesse em alto rendimento, a expectativa é a de que novos talentos despontem, seguindo os passos de associados que integram o time que representa São Carlos em competições como os Jogos Regionais e os da Juventude. No grupo, estão os atletas Enzo Carneiro, Enzo Chu, Fernando Carniceli, Otávio Braga, Alessandro Carniceli e Ettore Palauro.


Os diretores Emerson Chu (adjunto do Tênis de Mesa) e Mauro Udo (Sede) destacam a qualidade das instalações oferecidas pelo São Carlos Clube aos praticantes do esporte. Segundo eles, mesas, piso, ambiente e iluminação fazem do local um dos melhores centros de treinamento de toda a região, o que permitiu a parceria para sediar os jogos da 5ª etapa da temporada da Liga Paulista. A localização geográfica da cidade, no centro do estado, também contribuiu para a escolha, já que favorece o deslocamento dos atletas. São esperados representantes das cidades de Jaú, Botucatu, Piracicaba, Americana, Araras, Rio Claro, Ipeúna, Engenheiro Coelho, Laranjal Paulista, Itu, Mogi Mirim e Mogi Guaçu.


O evento está marcado para o dia 23 de outubro, com a presença de aproximadamente 300 atletas e jogos simultâneos, durante todo o dia, que garantem pontuação tanto para o ranking da Liga Paulista quanto para o ranking nacional. Além de disponibilizar toda a sua estrutura, o Clube deverá montar 38 mesas para as disputas e oferecer serviços de apoio, como food trucks.


A diretora de eventos da Liga Paulista de Tênis de Mesa de Piracicaba, Francine Bueno de Camargo Mendes, esteve no Clube em julho e gostou do que viu. “São Carlos está na Liga Paulista desde sua fundação, há 27 anos, e sempre tivemos atletas do SCC participando dos eventos”, lembrou. “Estamos muito felizes em finalmente poder trazer uma etapa para o Clube, o que mostra o quanto a diretoria está engajada em alavancar o tênis de mesa.”


Praticante e entusiasta do esporte, Mauro Udo afirma que a modalidade é uma das mais acessíveis e inclusivas. “Traz benefícios cognitivos e desenvolve reflexo e concentração, além da socialização”, enumera.

Embora o grupo de associados praticantes de tênis de mesa gire em torno de 50, o esporte conquistou a simpatia de muito mais gente. A expectativa é a de que o evento de outubro chame a atenção, atraia cada vez mais público e inspire novos talentos. “Queremos que o SCC se torne uma referência no tênis de mesa”, almeja Emerson Chu.

Confira a matéria completa na edição de setembro da revista digital