Os engenheiros Walter e Douglas Copi estiveram na manhã desta terça-feira (24/5) no São Carlos Clube para uma palestra sobre uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) . Colaboradores de diversos setores participaram do evento, realizado no refeitório Antônio Pereira de Lucena, e tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas.
Walter Copi abriu a palestra falando sobre a importância do uso correto dos equipamentos de proteção para a preservação da integridade física, no dia-a-dia, e da saúde como um todo, a médio e longo prazo. Destacou a preocupação de empresas como o São Carlos Clube, que investem em material de qualidade a fim de que o trabalho não produza acidentados nem mutilados. Ele também ressaltou a inversão de lógica que existe no Brasil, onde o trabalhador tende a se proteger menos, embora o governo incentive e a legislação obrigue empresas a fornecerem os equipamentos. “O funcionário é que precisa ser exigente e não querer se acidentar”, comentou.
Douglas Copi citou pesquisa que concluiu que o trabalhador americano usa o EPI melhor do que o trabalhador brasileiro. Ele apresentou diversos tipos de acessórios disponíveis no mercado para o fim de proteção e enfatizou que o adicional de insalubridade pago a trabalhadores expostos a situações nocivas no trabalho e eventuais indenizações por acidentes não valem o comprometimento total ou parcial da saúde, como a perda de visão ou audição, por exemplo.
Os trabalhadores aprovaram a iniciativa e a abordagem feita pelos palestrantes. "Acho que mudou a maneira do pessoal pensar sobre o uso de EPIs", comentou um dos presentes.
A palestra durou cerca de 1h20 e foi encerrada com um coffee break oferecido pela organização.