O São Carlos Clube recebeu, na noite de quarta-feira (13/4) a visita da equipe de tênis de mesa da Escola Paulista de Medicina, que está na cidade para uma competição esportiva universitária. O grupo foi convidado para participar de um jogo amistoso com associados que treinam a modalidade no clube.

Os visitantes foram recebidos pelo diretor de Esportes, Harry de Oliveira Santos, e pelo diretor adjunto de Tênis de Mesa, Emerson Chu. Os atletas estavam acompanhados pelo técnico Lucas Hikedi Fujiwara e pelo líder de Seleções Olímpicas da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa Lincon Yasuda.

O diretor de Esportes defendeu o apoio para o incentivo à prática da modalidade, através da criação de espaço e promoção de aulas e torneios. Na mesma linha, o diretor adjunto lembrou o caráter inclusivo do esporte e a trajetória de duas promessas da modalidade - Enzo Carneiro e Enzo Chu, atualmente federados e competindo em torneios estaduais e nacionais - que começaram no tênis de mesa ainda pequenos, no São Carlos Clube.

Praticando tênis de mesa há pelo menos quatro anos, o associado Masaki Kawabata comentou o caráter recreativo do esporte e reconheceu que encontros como o desta semana são oportunidades de reforçar as amizades e evoluir tecnicamente, enfrentando adversários diferentes.

O técnico da Escola Paulista de Medicina agradeceu a receptividade e elogiou a estrutura do tênis de mesa do São Carlos Clube. O amistoso ajudou a reforçar a preparação da equipe da EPM, que no dia seguinte ao encontro, venceu mais um jogo no torneio universitário que participa em São Carlos.

Entrevista

Líder de Seleções Olímpicas da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Lincon Yasuda é uma referência no esporte. Ele falou sobre o que viu em São Carlos e avaliou o cenário da modalidade no Brasil.

 

SCC: Qual é a sua avaliação a respeito da estrutura do tênis de mesa do São Carlos Clube?

Lincon Yasuda - O salão é bom, mesas e piso de boa qualidade. Claro que com um espaço maior seria perfeito. O ambiente é bem leve. Pude perceber a alegria e satisfação dos associados que frequentam o Tênis de Mesa, o que é fundamental para que cada vez mais pessoas procurem e entrem para a modalidade. Fiquei impressionado com a estrutura e o espaço do clube. Para nós que vivemos do esporte, me deixa muito feliz observar que clubes como o São Carlos Clube mantém a tradição e a raiz esportiva na cidade.

 

SCC: Quais são os principais desafios e as perspectivas da modalidade aqui no Brasil?

Lincon Yasuda - Estamos trabalhando forte pela Seleção Brasileira, para chegarmos a Paris com condições de brigar por sonhos ainda mais altos. A modalidade no Brasil vem crescendo em números de participantes, filiados, clubes e Ligas. Esse aumento é fruto de um trabalho forte e profissional que a CBTM vem implementando ao longo desses últimos anos, em todas as áreas. É nosso desafio detectar e potencializar os jovens talentos que venham a surgir desse número de praticantes, para construirmos novas gerações de futuros atletas de alto nível.