O São Carlos Clube tem três representantes nas semifinais do FestClubeSP, Festival, Festival de Música Popular Brasileira, promovido pelo Sindi Clube, que reuniu participantes de todo o estado. José Ricardo Finazzi de Andrade, Pedro Zem Mascarenhas e Maria Butcher Romero estão entre os 36 compositores selecionados que se apresentarão no Memorial da América Latina, em São Paulo, entre os dias 28 e 30 deste mês, em busca dos títulos de melhor canção, melhor intérprete e melhor letra.

Com apenas 18 anos e participando de seu primeiro festival, Mascarenhas se disse feliz e surpreso de estar entre os selecionados para a segunda etapa. Ele é autor único de “Sagrado Cerrado”, feita em setembro de 2020, no auge do isolamento social. A música, que fala sobre o saída de um lugar bucólico para a cidade grande, foi feita enquanto o atual estudante da Engenharia de Materiais e Manufatura da USP se preparava para o vestibular. Ele mesmo deve interpretar a canção que o classificou, embora ainda não tenha detalhes da apresentação.

Interpretar não será problema para Maria Butcher, que se diz feliz pelo reconhecimento enquanto compositora e tranquila para mostrar seus trabalhos no palco. A cantora emplacou duas canções no festival: “Olhos” e “Vento”, ambas feitas em parceria com Thiago José Carreri. A primeira música é uma homenagem ao olhar expressivo da filha do compositor parceiro, Dora. Já a inspiração para a segunda canção surgiu após a própria Maria enfrentar dois grandes desafios pessoais.

O palco também não deve intimidar o veterano Ricardo Finazzi, que se prepara para tocar baixo e colocar voz na interpretação de “Ilogicamente”, feita em parceria com Evandro José Navarro Lima, conhecido como Véio. Músico experiente, Finazzi lembra das dificuldades enfrentadas pela categoria durante a pandemia, quando as perspectivas de trabalho desapareceram e, ao mesmo tempo, começaram a surgir as parcerias virtuais. Nesse cenário surgiu a canção, que fala sobre as incoerências do mundo.

Maria se apresenta na próxima etapa do festival nos dias 28 e 29/4, enquanto Finazzi e Mascarenhas defendem suas composições no dia 30. Doze músicas serão selecionadas para a etapa final do FestClubeSP, que acontece no dia 1º de maio.