Academia
Diretora Adjunta:
Patrícia Cattani Rentes
Coordenação: Camila Borim
A Academia, certamente o local mais frequentado pelos associados, passou por diversas melhorias e recebeu 69 novos equipamentos:
Bikes Stage – 8 unidades
Desenvolvidas em alumínio e projetadas para reproduzir a sensação mais suave do asfalto, destacam-se pela estabilidade. Possuem freio magnético com alavanca de resistência e mostrador de resistência de microajuste, o que facilita a mudança de carga durante a aula. Também conta com sistema de emergência push-to-stop, o que permite que a bike pare usando apenas um botão. Para atender a diferentes biotipos e garantir maior conforto aos associados, apresentam sistema de ajuste de altura e de profundidade do guidão e selim. Merecem destaque também os pedais duplos, os quais possibilitam a prática com tênis ou sapatilhas.
Gaiola de Agachamento – 1 unidade
O novo hack oferece segurança para realizar agachamentos, afundos e saída da base próxima ao chão. Possui quatro travas de segurança ajustáveis a todas as alturas. Além disso, o equipamento conta com quatro diferentes opções para executar barras fixas. Trabalha músculos da coxa e glúteos, como, por exemplo, reto femoral, vasto lateral, vasto medial, sartório, adutores, glúteo médio e máximo, dentre outros.
Agachamento Smith – 1 unidade
O hack de agachamento guiado possui sistema de segurança regulável para diferentes alturas e muitas possibilidades de ajuste para cada pessoa. Também trabalha músculos da coxa e glúteos, como, por exemplo, reto femoral, vasto lateral, vasto medial, sartório, adutores, glúteo médio e máximo, etc. Este equipamento permite que iniciantes tenham uma aprendizagem motora melhorada se manejado corretamente, pois o controle de movimento é facilitado.
Crossover – 1 unidade
Mini-Cross – 2 unidades
Nos aparelhos, o usuário consegue trabalhar um leque enorme de músculos: membros inferiores, quadríceps, extensores e flexores da coxa, abdômen, peito, costas, bíceps, tríceps, dentre outros.
Foram adquiridos três equipamentos novos, sendo dois no modelo compacto com duas torres (mini-cross) e um no modelo convencional, de grande porte. Tais equipamentos possuem quatro configurações com um número variado de estações e sistema de polia dupla, que podem ser facilmente ajustados com apenas uma das mãos. As opções de manuseio também são bem sinalizadas, de fácil operação e possibilitam a execução de uma grande variedade de exercícios. Também contam com um design moderno e clean, com as torres de peso totalmente embutidas de forma a proteger o equipamento e o associado.
Puxador Alto – 3 unidades
O foco dos puxadores é sempre trabalhar as costas, mas, com criatividade, o aluno consegue trabalhar também outros grupos musculares.
Possuem bancos confortáveis com ajustes simples e bem sinalizados do apoio de pernas, permitindo que diferentes pessoas de diferentes portes físicos e tamanhos treinem no equipamento tranquilamente. Possui barra angulada que assegura correta posição de braços e punhos do início ao fim do movimento.
Puxador Alto conjugado com Remada Baixa – 1 unidade
Exercícios de puxada apresentam algumas variações: puxada aberta, fechada, com a pegada invertida… Ao utilizarmos acessórios como cordas ou barras curtas, podemos executar exercícios como pulldown e extensão de cotovelos. Já o equipamento de remada baixa possibilita realizar exercícios de puxadas como a remada aberta e a remada fechada. Por possuir polias, flexão de ombros e alguns outros exercícios podem ser feitos, como rotações de tronco ou puxadas em pé. Trabalha os músculos das costas, como trapézio, grande dorsal, redondo maior, latíssimo do dorso, infraespinhal, etc.
Remo – 2 unidades
Este equipamento de baixo impacto permite um treino cardiovascular intenso que fortalece todo o corpo, com ênfase nos membros inferiores, core, costas e ombro. Tem assento ergonômico com trava e alça reforçada e confortável. Possui um console ajustável com teclas rápidas e vários níveis de resistência e repetição, a fim de replicar uma experiência inigualável de remada em ambiente fechado.
O painel iluminado torna mais fácil a visualização dos dados completos do exercício para ajudar os usuários a mensurar sua evolução. Além disso, teclas rápidas e claramente visíveis oferecem acesso instantâneo aos programas de treino mais usados com o simples toque de um botão. É uma máquina com desempenho silencioso.
Peck Deck/Peck Dorsal – 2 unidades
Trata-se de uma máquina especial com suporte para segurar as mãos dos dois lados. Assim, o exercício consiste no movimento de abre e fecha repetidas vezes, ajustando o peso de acordo com a força feita pelo usuário. O equipamento trabalha grande parte dos músculos dos membros superiores: desde o peitoral, deltóides e trapézio até os tríceps.
Cadeira Adutora/Abdutora – 4 unidades
Por meio de ajustes simples, é possível escolher qual dos exercícios realizar: a cadeira abdutora ou a cadeira adutora.
Adução de quadril: São trabalhados os adutores curto e longo, grácil, pectíneo e magno. Todos da região interna da coxa.
Abdução: Os músculos trabalhados são dos glúteos mínimo e médio, piriforme e tensor da fáscia lata, localizados no quadril e coxa.
Banco de Supino Reto – 2 unidades
Além de serem mais largos e garantirem conforto e segurança, oferecem a possibilidade de ter o auxílio de outra pessoa em sua base de apoio. É um dos principais exercícios para os músculos peitoral maior e menor, deltoide e tríceps.
Banco Ajustável – 6 unidades
O usuário pode fazer desde exercícios para mobilidade e articulações até exercícios com peso livre, como: supino, tríceps, peito, costas, dentre outros. Podem ser ajustados em seis posições de 0 a 75 graus, o que permite a execução de vários exercícios com eficiência e segurança. Os manuseios estão bem sinalizados e são de fácil acesso. Assento fixo em 15 graus negativos e rodas integradas que facilitam o transporte, caso necessário.
Remada Articulada – 2 unidades
Embora na remada ativemos uma vasta gama de músculos, o foco são as costas, como grande dorsal, trapézio inferior, rombóides, eretores da espinha, etc. O apoio ajustável para o peito acomoda usuários de todas as alturas. Os puxadores permitem movimentação de 360 graus, possibilitando assim grande variedade de estímulos e posicionamento das mãos, consequentemente mais opções de exercícios a serem realizados.
Puxadores – 34 unidades
São os itens utilizados em diversos equipamentos, sendo 28 unidades feitas em aço maciço e emborrachados e 6 cordas navais.
Eventos realizados pela FitClube Academia
1º e 2º Pedal Flashback – Spinning;
1º Pedal House Psy Outdoor – Spinning (com o DJ Emerson, aconteceu na tenda do Gramado do Quero-quero);
Semana Tenebrosa com atividades temáticas de Halloween (corrida, zumba, funcional, bike, pilates, aula zen);
Blitz da Saúde, com teste de glicemia, aferição da pressão arterial e balança de bioimpedância.
Outros investimentos para melhor atender aos associados
Adesão ao Termo PAR-Q (desburocratização no acesso à Academia);
Contratação de novo responsável pelo setor de manutenção dos equipamentos;
Novas contratações e consolidação da equipe de limpeza da Academia;
Maior agilidade em manutenções prediais, estruturais e elétricas da Academia;
Layout: melhora da funcionalidade, setorização e acessibilidade no interior da Academia;
Ampliação da oferta de aulas coletivas – 73 aulas semanais (antes da pandemia);
Compra e utilização de rádios de comunicação pela equipe, o que garante maior agilidade e melhor atendimento ao associado;
Compra e utilização de fones headset na condução das aulas coletivas, visando reduzir o desgaste vocal do profissional;
Investimento em carreira – cursos financiados aos profissionais de Educação Física;
Contratação de menor aprendiz na Academia.