Luís Henrique obteve a melhor pontuação entre os candidatos nas duas seletivas 

Luís Henrique Bacca, associado do São Carlos Clube, treina atletismo há 12 anos, desde 2009, quando tinha apenas 11 anos de idade. No final do ano passado, o atleta participou de uma seletiva que mudou totalmente sua perspectiva no esporte. Após um árduo processo, ele obteve a pontuação para integrar a Seleção Brasileira de Bobsled.

O atleta revela que já conhecia o bobsled havia bastante tempo, porém não era um esporte  que lhe chamava a atenção. “Isso mudou quando fiquei sabendo, pelas redes sociais, que a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo estava organizando uma seletiva para detectar novos atletas para integrar a seleção de bobsled. A partir daí comecei a me interessar, a pesquisar e conhecer mais sobre o esporte, e então resolvi participar da seletiva.”

A seletiva aconteceu em duas partes uma em novembro e outra em dezembro de 2020 , e Luís Henrique teve de passar por uma série de testes físicos, de velocidade, força e potência. “No final era somada a pontuação obtida em cada teste, e nas duas seletivas fui o melhor entre os atletas candidatos. Foi assim que recebi o convite para integrar a seleção brasileira e, mais tarde, o convite para participar do training camp que aconteceu em abril, já como membro da equipe.” 

Para ele, o atletismo foi fundamental durante a seletiva. “Minha experiência com o atletismo me ajudou tanto na parte física quanto na psicológica. A maioria dos atletas de bobsled do mundo inteiro inicia no atletismo, então é quase como se essa fosse a base do esporte. No bobsled, a força física é muito importante, mas o principal mesmo é a velocidade, e isso eu consegui desenvolver muito bem nos meus anos no atletismo, e é uma das minhas melhores qualidades como atleta de bobsled.” 

Os atletas agora se preparam para os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, que acontecerá em 2022. Luís Henrique conta que sua expectativa é muito boa, pois a equipe tem grandes chances de conseguir a classificação. “Das últimas cinco olimpíadas de inverno, o Brasil se classificou para quatro, e hoje nós estamos com a equipe mais forte dos últimos tempos, então temos grandes chances de conseguir. As competições classificatórias começarão daqui uns meses, em outubro ou novembro, e chegaremos lá na nossa melhor forma.” 

O associado explica que os treinamentos serão intensos, principalmente para ele, porque ainda precisa ganhar um pouco de peso. "Além de ganhar peso, preciso aprender a técnica do push (a largada), que é a parte mais importante do bobsled. Mas tudo isso é questão de tempo e de prática. Neste primeiro camping de treinamento tive meu primeiro contato com o push, e acho que fui bem por ser a primeira vez. Meu foco agora é ganhar peso, ficar mais forte, manter a boa velocidade e aprender as especificidades do esporte, para chegar o melhor possível às competições e ajudar a equipe a conseguir a classificação olímpica”, finaliza. 

 

O que é bobsled?

Conhecido como “Fórmula 1 do Gelo”, o bobsled é um esporte de inverno coletivo, disputado em duplas e quartetos, que descem em um trenó em pistas de gelo. Nas competições, cada equipe faz de duas a quatro descidas; vence quem obtiver o menor tempo no total.