O dia 1º de maio ganhou destaque no calendário anual a fim de que empresas e colaboradores reflitam acerca das legislações trabalhistas, normas e demais regras que regem o trabalho. Além disso, a data homenageia a luta dos trabalhadores que reivindicaram melhores condições trabalhistas, das quais atualmente usufruímos.
Comemorado anualmente em diversos países do mundo, o Dia do Trabalhador foi criado após uma manifestação que ocorreu em maio de 1886, em Chicago, na qual trabalhadores foram às ruas reivindicar a redução de sua jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. O evento desencadeou uma greve geral nos Estados Unidos (conhecida como Revolta de Haymarket).
No Brasil, o Dia do Trabalhador só foi reconhecido em 26 de setembro de 1924, através do Decreto nº 4.859, assinado pelo então presidente Artur da Silva Bernardes.
A criação da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) foi instituída pelo Decreto-Lei nº 5.452, em 1º de maio de 1943, na gestão de Getúlio Vargas. Durante o governo Vargas realizavam-se grandes manifestações que incluíam música, desfiles e, normalmente, o anúncio de alguma nova lei trabalhista. Até hoje, alguns governos seguem a tradição e comunicam o aumento do salário mínimo nessa data.
Dia do Trabalhador no SCC
A Revista do São Carlos Clube conversou com os coordenadores de cada setor do Clube para entender melhor seu papel. Conheça-os a seguir:
Academia
"Orgulho de fazer parte da equipe do São Carlos Clube! Desempenhar meu papel na coordenação da Academia é um processo contínuo de desenvolvimento pessoal e profissional. Esse período de pandemia tem sido desafiador, mas, graças à dedicação e preocupação da Diretoria Executiva com toda a nossa equipe, as nossas angústias foram amenizadas. Gratidão pela assistência médica, por assegurar nosso salário integralmente, mesmo durante o acordo salarial, e por não deixar faltar recursos para nossa proteção no dia a dia do trabalho."
Camila Borim
Supervisora da Academia
Administração
“O atendimento ao associado, dentre inúmeras atividades, recepciona você, sua família e seus amigos. Somos privilegiadas (os) por trabalharmos em um local tão agradável e por termos, no alicerce, pessoas competentes e empenhadas em minimizar as duras consequências que estamos enfrentando neste momento.”
Márcia Cristina Faria
Coordenadora Administrativa
Bar do Bosque
“Nós, do Bar do Bosque (setor responsável pelo lazer e entretenimento do associado), temos como principal objetivo garantir um ambiente agradável, acolhedor, formado por uma equipe comprometida em oferecer um atendimento de qualidade e respeito para cada associado. Isso só é possível graças ao brilhante trabalho da Diretoria Executiva, empenhada em transformar as adversidades em combustível para sempre oferecer o melhor.”
Rodrigo Bento da Aparecida
Coordenador do Bar do Bosque
Compras
“Realizamos as cotações de preços de produtos, equipamentos e serviços, buscando sempre novos fornecedores, melhores preços e condições de pagamento e entrega. O principal objetivo é a redução dos custos sem comprometer a qualidade dos itens que serão adquiridos. Realizamos ainda a emissão dos pedidos de compras através do sistema e também o cadastro dos novos fornecedores e produtos em apoio ao setor de almoxarifado.
Agradeço à Diretoria Executiva pela oportunidade e confiança e por fazer parte do quadro de colaboradores desta conceituada empresa. Também quero elogiá-la pela excelente gestão. Estão trabalhando com eficiência e sem medir esforços, mesmo na atual situação mundial, buscando melhorias para o São Carlos Clube, tornando-o mais bonito e eficiente para o bem-estar dos associados. Parabéns!”
Alvaro Sorregotti Junior
Coordenador do Departamento de Compras
Contabilidade
“O Departamento de Contabilidade é responsável pelas obrigações fiscais e contábeis do São Carlos Clube, realizando todo o gerenciamento das notas fiscais emitidas para o Clube e também das receitas geradas e recebidas diariamente. É responsável ainda pela elaboração e o acompanhamento diário do Orçamento Anual e do Fluxo de Caixa, juntamente com a Diretoria Executiva, que participa ativamente de todas as decisões tomadas para o bem do Clube, zelando sempre pela boa saúde financeira apresentada ao longo dos últimos anos. Trabalhamos com toda a transparência e sempre com o apoio e parceria da Diretoria Executiva.”
Patrícia Cardoso dos Reis
Coordenadora Contábil
Esportes
“Somos responsáveis pela gestão de todas as modalidades esportivas oferecidas pelo São Carlos Clube. É nosso dever atender com ética e integridade às necessidades e interesses dos associados de todas as faixas etárias que praticam desde o futebol até os treinos funcionais. Cumprimentamos a Diretoria Geral e Adjunta, que atua de forma voluntária em nosso Clube e compartilha do ideal mentalizado pela equipe, proporcionando-nos estrutura e espaço físico adequados, bem como diversas possibilidades profissionais. Conseguimos, assim, manter erguido nosso brasão – íntegro e forte – durante este período delicado que vivemos. Com humanidade, empenho e dedicação, conseguiremos superar os obstáculos juntos. Gratidão aos envolvidos nesta jornada, gratidão aos colaboradores do nosso Clube e, em especial, gratidão aos associados que fazem parte do time São Carlos Clube.”
Carlos Roberto Bedinotto (Alemão), Eduardo Rocha Pedrosa (Duzao), Egle Maria Bonicelli
Coordenadores de Esportes
Eventos
"No Departamento Social organizamos e produzimos todos os eventos do Clube, tanto os de grande porte – como Carnaval, Festa Junina e Baile do Hawaii – quanto os “menores”, como os almoços comemorativos, Música ao Vivo, abertura de campeonatos, dentre outros. Orçamos e contratamos todos os fornecedores, artistas e equipes de apoio, acompanhando sempre de perto todos os processos, desde a definição de mapas e montagem até o evento e pós-evento.
Já o Departamento Cultural é responsável pelo Espaço de Brincar, coordenando as atividades, brincadeiras e ações para divertir e entreter as crianças de 0 a 12 anos. Também temos aulas de musicalização, coral, artes, palestras, exposições e oficinas tanto para adultos quanto para crianças. O departamento realiza ainda eventos de grande porte como Mulheres de Timbre, Baile de Máscaras, Dia das Crianças, Blues no Bosque, Chegada do Papai Noel, Natal Solidário, Música ao Vivo, Páscoa e muitos outros!
Todo esse trabalho só é possível por contarmos com dois diretores com muita experiência, apaixonados pelo Clube e que acompanham tudo com muita dedicação e profissionalismo. Fica aqui, então, o nosso muito obrigada à diretora cultural Maria Butcher e ao diretor social Jeferson Lopes, que se empenham para sempre trazer o melhor para os associados do São Carlos Clube.”
Juliana Regina Milão
Coordenadora de Eventos
Financeiro
“O setor Financeiro é responsável pelo desempenho e gestão das finanças do Clube. Mantemos as contas organizadas (receita e despesa), garantindo o funcionamento constante do São Carlos Clube. O controle diário é feito por meio dos sistemas e de relatórios que enviamos à Diretoria Executiva, que indicam não só a saúde financeira atual, mas como o Clube se saiu em relação ao planejado e ao realizado.
Sob a gestão atual, temos um rumo definido e estável. Quando há pessoas que valorizam o nosso esforço, sem dúvida nos sentimos mais motivados para trabalhar. Isto significa que nossa perseverança não é em vão e que ser profissional nunca é perda de tempo. Se continuarem com disposição e dedicação, seguramente o futuro de todos será brilhante. Mais uma vez, parabéns à Diretoria Executiva pelo bom trabalho!”
Ana Paula Corrêa Marcatto
Coordenadora do Departamento Financeiro
Obras
“Somos responsáveis pela execução da construção de novas obras, reformas e manutenção predial. Executamos manutenções preventivas e corretivas, fiscalizamos a mão de obra terceirizada e somos encarregados da liberação e conferência dos equipamentos de proteção individual (EPI) de todo o Clube e apoio à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Também orçamos e efetuamos as compras dos materiais envolvidos nas obras do São Carlos Clube. Elaboramos pré-projetos e editais para as obras e também o layout para os eventos. Trabalhamos em conjunto com a gerência de Sede, modernizando e adequando o Clube às normas vigentes. Parabenizamos e agradecemos à Diretoria Executiva pelo grande empenho e dedicação. Mesmo diante das dificuldades impostas pelo isolamento social, souberam aproveitar este momento para realizar não só a manutenção do Clube, como também construir, adequar e melhorar. Enfim, investiram em ações para o retorno do associado ao São Carlos Clube.”
Ronaldo Cezarino
Engenheiro Civil
Recursos Humanos
“Somos responsáveis pela administração de pessoal e recursos humanos do Clube. Agimos de forma estratégica para obter os melhores resultados, especialmente no processo de recrutamento e seleção, que precisa estar alinhado com o objetivo e a cultura do São Carlos Clube.
Além disso, o RH cuida de toda a gestão de benefícios oferecidos pelo Clube, buscando o bem-estar e o aprimoramento do colaborador. Cuidamos também da folha de pagamento, garantindo que todos os pagamentos sejam efetuados em dia, corretamente, e, no que se refere à legislação trabalhista, que os impostos sejam liquidados de forma correta.
Agradecemos à Diretoria Executiva por confiar no nosso trabalho. Diante deste cenário tão difícil de pandemia, diante de situações difíceis para as quais não “encontramos respostas”, a única coisa a se fazer é buscar a melhor opção para todos. Neste momento crucial, em que se veem empresas falindo e cidadãos perdendo o emprego, a Diretoria demonstra a sua preocupação com os colaboradores, pois em meio à pandemia disponibilizou plano de saúde aos profissionais e melhorou nosso plano odontológico.”
Gildo Antônio Gregório
Coordenador de Recursos Humanos
Relações Públicas
“Toda a comunicação, inclusive a visual, é feita pelo Departamento de Relações Públicas. Produzimos matérias que são publicadas na revista e no site do Clube, monitoramos o que sai na imprensa, publicamos conteúdo nas redes sociais, criamos banners, cartazes, placas, além de sermos responsáveis por toda a comunicação visual dos eventos (artes, cardápios, números de mesa, dentre outros). Também captamos anunciantes a fim de aumentar a receita do Clube ou firmamos parcerias que possam subsidiar os custos de torneios esportivos.
O Clube que vemos hoje – estruturado e cada vez mais bonito – é fruto da competência da atual Diretoria Executiva, que de forma voluntária doa seu tempo para administrá-lo. Mesmo com tantas dificuldades impostas pela pandemia, conseguiram manter o equilíbrio financeiro, ao mesmo tempo em que promoveram obras, melhorias e proveram benefícios aos colaboradores. Só temos a agradecer-lhes.”
Ana Paula Vieira
Coordenadora de Relações Públicas
Sede
“A limpeza interna e externa de todos os prédios e pátios do Clube é de responsabilidade da Sede. Além disso, nossos colaboradores cuidam da jardinagem e da manutenção das quadras de tênis, quadras poliesportivas e piscinas. Dentro de nosso setor, há também os porteiros, que cuidam do acesso dos associados e terceirizados no Clube, e os guarda-vidas, que são capacitados para evitar afogamentos na piscina e estão aptos a prestar os primeiros socorros. Já no almoxarifado se encontram as ferramentas e materiais de insumo do Clube. Nós, da Sede, agradecemos à Diretoria Executiva pela confiança depositada em nós, funcionários. Esperamos que permaneçam por mais uma gestão, pois foi muito bom trabalhar com vocês.”
Gilberto de Guzzi
Gerente de Sede