O Dia Mundial da Felicidade foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012. A iniciativa, contudo, foi do Butão, um pequeno país asiático que se orgulha de abrigar uma das populações "mais felizes do mundo".

Desde 1972, o Butão adota uma postura de "felicidade bruta e absoluta", pregando que a Felicidade Nacional Bruta é mais importante que o Produto Interno Bruto (PIB) do país.

A decisão de criar um dia dedicado à felicidade surgiu durante uma reunião geral das Nações Unidas, que tinha por tema Felicidade e Bem-Estar: Definindo um Novo Paradigma Econômico.

Com aprovação dos 193 países-membros, a proposta de Butão foi aceita e o Dia Internacional da Felicidade passou a incorporar o calendário oficial da ONU em 20 de março.

Em conversa com a associada Milena Nicoletti Marins, a Revista do São Carlos Clube pediu que ela nos desse sua definição de felicidade. “Felicidade é um estado de espírito. É você estar bem consigo, é estar bem com o que tem, com o que conquistou, e ser grato por isso. Ser feliz é não basear sua vida comparando, julgando ou invejando os outros. É olhar pra si mesmo buscando uma melhoria contínua e o equilíbrio do seu espírito, mente e corpo. Ser feliz é estar pleno no aqui e no agora.”

Para Milena, a melhor forma de manter o otimismo durante a pandemia é não querer achar problema e dificuldade em tudo. “A pandemia está aí, bateu à porta de todos, e vamos juntos passar por ela. Uns sentirão mais do que os outros, por questões profissionais e empregatícias. Mas temos que buscar o aprendizado nessa fase, e procurar melhorar, evoluir com a pandemia. Eu aprendi a desapegar. Definitivamente não precisamos de muito, precisamos do suficiente”, finaliza.


Luis Fernando, Breno, Pedro, Milena e Helô.