Iniciativa visa garantir mais conforto e segurança para os colaboradores no ambiente de trabalho

          Avaliação ergonômica é um conjunto de medidas que tem por objetivo identificar e avaliar, quantitativa e qualitativamente, todos os riscos ergonômicos existentes nos postos de trabalho, nas atividades desempenhadas pelos trabalhadores e, também, nos equipamentos/ferramentas de trabalho, a fim de propor melhorias para a empresa, além de ser um documento previsto em uma Norma Regulamentadora, a de número 17, do Ministério do Trabalho.
         A especialista em saúde do trabalhador e ergonomista Josiane Ferreira, que atua na área de ergonomia há quatro anos e na área de segurança do trabalho há 13 anos, foi contratada pela Diretoria para avaliar os postos de trabalho e as funções que são desempenhadas em todos os setores do São Carlos Clube. Num primeiro momento, ela analisou 29 setores e 86 funções.
          Josiane acredita que muitos trabalhadores sabem qual é a postura ideal para evitar as dores, principalmente na coluna lombar, mas, após iniciar a jornada de trabalho, se “distraem” com os afazeres e se esquecem de regular a cadeira e ajustar a altura da tela do monitor, agacham sem necessidade, carregam peso sem a ajuda de carrinhos, enfim, se descuidam e deixam de lado a forma correta de executar as atividades laborais.
          De acordo com a especialista, a análise avaliou as questões posturais dos trabalhadores e também levou em conta o conforto térmico (ventilação) e visual (iluminação) do ambiente de trabalho. “Investigamos se os ambientes do Clube atendem aos parâmetros estabelecidos pela NR 17.” Ela complementa que, após a etapa de coleta de dados realizada em cada posto de trabalho do Clube, todas as informações serão analisadas por um software responsável por avaliar ângulos de inclinação de tronco, braços, pescoço, cabeça, pernas e punho.
          Josiane garante que essa avaliação é essencial, pois com ela será possível identificar todos os problemas no ambiente de trabalho relacionados à postura, ferramentas e equipamentos utilizados e propor soluções para corrigir possíveis desvios que podem comprometer o conforto e a saúde dos trabalhadores. “Além disso, a análise ergonômica do trabalho (AET) também poderá prevenir doenças do trabalho e aumentar a produtividade da empresa”, finaliza.