Em um bate-papo com a Revista do São Carlos Clube, o clínico geral Sergio Pripas fez uma análise de como anda a saúde mental em tempos de pandemia e deu dicas para a boa manutenção da saúde, com a prática de atividades físicas regulares e cuidados com a aproximação do verão. Confira a entrevista na íntegra:

 

De que forma o isolamento imposto pela pandemia nos impactou emocionalmente?

Ainda não li trabalhos científicos sobre os impactos da pandemia e os traumas que ela possa ter causado. Apesar de parecer uma eternidade, no Brasil foram 8 meses, o que é pouco para este tipo de avaliação. Mas o que se sabe é que crianças, por exemplo, apresentaram quadro de ansiedade exagerado, com medo do "monstro Covid-19" que poderia adentrar sua casa a qualquer momento. Medo também de perderem os parentes, de serem internadas. Houve casos de sintomas de regressão: por exemplo, crianças que já controlavam o ato de urinar voltaram a urinar na roupa ou na cama; outras crianças voltaram a dormir com os pais. Os adultos que já tinham tendência apresentaram piora de quadros depressivos ou ansiosos. As pessoas que apresentavam transtorno obsessivo-compulsivo tiveram os sintomas exacerbados.

 

Como a atividade física regular pode beneficiar nossa saúde emocional?

A atividade física pode nos aliviar um pouco do stress de nosso cotidiano, trazendo mais calma, relaxamento e diminuição da tensão. Ela nos tira de uma rotina, trabalho, ao nos levar para uma atividade diferente. Regularmente, ela previne doenças cardiovasculares, ajuda muito no tratamento do diabete e controle do colesterol e triglicérides. É valiosa na manutenção de nosso peso ideal, aumenta nossa disposição e ânimo, proporciona-nos melhor condicionamento físico. Promove também a interação com outras pessoas ou grupos e nos traz autoconhecimento nas diversas situações de superação, competição e para lidar com frustrações.

 

Qual o papel dos exercícios no tratamento de transtornos mentais?

Em alguns casos pode ser mais um auxílio, concorrendo para a melhora do paciente.

 

Com a proximidade do verão, quais cuidados devemos ter com a saúde?

É recomendável, no verão e com esse calor anormal, que as pessoas se preocupem em aumentar muito sua hidratação. Uma maneira fácil de verificar se estamos bem hidratados é observando a urina: quanto mais clara estiver, mais hidratados estamos.

As atividades físicas devem ser feitas nos horários mais frescos e úmidos. No início da manhã e fim de tarde, a exposição ao sol é menos perigosa; os piores horários, portanto, seriam entre 10h e 16h.

Por último, é bom entendermos que há um espectro grande e variado de pessoas, que vai desde as que são absolutamente inativas até as praticantes de "ironman". E todas devem ser respeitadas.

 

Sergio Pripas
Clínico Geral
CRM 28030