com Mariana Ramos Campanholo Garcia, médica geriatra e pós-graduada em cuidados paliativos (CRM 168773 / RQE 78097)

 

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional do Idoso (1º de outubro) é uma oportunidade para que as pessoas lembrem que a idade chega para todos e que, com ela, novas dificuldades surgirão. A médica geriatra Mariana Ramos Campanholo Garcia garante: “a atividade física é um dos pilares do envelhecimento saudável”.

Qualidade de vida é um termo usado para descrever o bem-estar da pessoa. E bem-estar compreende as esferas física, emocional, cognitiva, financeira, familiar e espiritual. “Alguns podem dar mais importância a um aspecto do que a outro, mas a qualidade de vida é um conjunto de esferas do bem-estar”, explica a médica. Mariana lembra que, com o envelhecimento, alguns idosos podem se sentir deslocados na sociedade, perdendo o seu papel social ou familiar, e isso é o que costuma comprometer mais o bem-estar. “Dessa maneira, o idoso deve buscar sempre afirmar seu papel, se manter saudável e ativo, assim sua qualidade de vida estará preservada.”

 

Família

Para a geriatra, a família deve se comprometer em manter o papel do idoso no contexto familiar, não excluindo-o de decisões importantes, ajudando-o a manter sua saúde em dia, incentivando as atividades de interesse do idoso. “Ou seja, a família deve ser o suporte no qual o idoso se apoia para manter sua qualidade de vida.”

 

Saúde

Mariana explica que a prevalência de algumas doenças aumenta muito com o envelhecimento: hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia, osteoartrite, depressão, distúrbios de tireoide e quadro demenciais.O segredo para a prevenção de doenças é manter a saúde em dia. Prática regular de atividade física, alimentação saudável, convívio social, estímulos cognitivos e exposição solar.”

 

Atividades físicas

Sem dúvida, a atividade física é um dos pilares do envelhecimento saudável. “Com ela, o idoso mantém a sua funcionalidade e reduz o risco de dependências. A partir dos 30 anos de idade perdemos massa muscular, contudo a atividade física regular ajuda a reduzir a velocidade da perda e a manter a potência dos músculos, o que trará menos impacto na qualidade de vida dos idosos”, ressalta a médica.

 

Alimentação

A alimentação é outro pilar do envelhecimento saudável. Por meio dela, ressalta Mariana, recebemos todos os nutrientes necessários, assim não é preciso suplementar com vitaminas, dando disposição para o dia a dia e ajudando, e muito, no controle de doenças preexistentes.

 

Rotina no SCC

Atualmente, no São Carlos Clube, há 3.208 associados com idade acima de 60 anos: 1.681 mulheres e 1.527 homens. Eles buscam no Clube a prática de atividades físicas e recreativas como hidroginástica, academia, snooker, bocha, carteado, dentre outras.

Dois associados com os quais conversamos nos contaram um pouco de suas melhores lembranças no Clube e também deram conselhos para a geração mais jovem. Confira:

O associado Durvalino Trevelin, 81 anos, até hoje faz caminhadas e ginástica no São Carlos Clube. Suas melhores lembranças no SCC envolvem as festas, os amigos e a ida aos bares, para tomar cerveja. Seu conselho para as gerações mais novas: “Pratiquem muitos esportes!”.

Já a associada Delma Chaves de Souza, 78 anos, destaca as Festas Juninas e o Dia das Crianças como suas melhores lembranças do Clube. Delma pratica hidroginástica e é categórica em seu conselho aos mais jovens: “Participem de quantas atividades puderem e aproveitem muito o que gostam de fazer”.