O associado Ighor Figueiredo, além de aficionado pelo esporte, é também diretor de Sinuca desde 2015. Ele conta que o jogo traz inúmeros benefícios para quem o pratica, desde a queima de calorias até a socialização. “Jogar snooker faz bem para o corpo e mente. Em uma partida de 1 hora, dá pra perder até 300 calorias. Além disso, dependendo da movimentação ao redor da mesa, dá pra caminhar até 1,5 quilômetro. O esporte melhora e dá mais equilíbrio postural, alonga os músculos, desenvolve o senso estratégico, estimula a sociabilização e companheirismo, dentre outros.”

Recentemente, a Sala de Snooker do São Carlos Clube passou por uma reforma completa, e  Ighor revela que está satisfeito com as melhorias. “O Clube sempre colabora com nossos pedidos. O espaço ficou muito melhor, revitalizado, com novo piso, nova pintura e iluminação, além da instalação de ar condicionado, trazendo assim mais conforto para os associados e para os grandes torneios de snooker que sempre acontecem por aqui.”

O local está fechado temporariamente, pois o Clube tem respeitado todas as regras sanitárias e de segurança que a nova situação exige.

 

Curiosidades

Ighor explica que a montagem e manutenção das mesas é algo extremamente importante, pois, uma vez bem realizadas e utilizando material de qualidade, a mesa pode durar mais de 100 anos. Também contribuem para isso a boa conservação e cuidados regulares.

O diretor nos dá uma ideia resumida de como funciona a montagem: “Alinham-se os pés da mesa e a estrutura de madeira que fica em cima dos pés. Depois colocam-se três pedras de ardósia de mais ou menos 150 quilos cada. Então, novamente se faz o alinhamento e, principalmente, o nivelamento das pedras (etapa mais importante do processo), para depois colocar o tecido (de lã pura) e, por fim, as tabelas e caçapas”.

 

Mulheres no esporte

Indagado sobre a possibilidade de ter um grupo feminino no SCC, Ighor entusiasma-se: “Seria fantástico! Apoio muito a ideia de termos um grupo de mulheres por aqui. No Brasil, muitas mulheres praticam o snooker, inclusive temos uma campeã paulista e tricampeã brasileira de apenas 12 anos de idade, a Nicolly Cristo, que quase 100% das vezes compete ao lado dos homens e sempre se sai muito bem”.

 

Benefícios da Sinuca

• Queima calorias

• Melhora e dá mais equilíbrio à postura

• Alonga os músculos

• É um esporte interativo que estimula a socialização e o companheirismo

• Desenvolve o senso estratégico

• Melhora a concentração

• Exerce função terapêutica, exigindo do jogador controle e equilíbrio emocional, uma vez que a tensão e o estresse não favorecem a concentração e a tranquilidade durante um campeonato.

 

No SCC é permitido jogar snooker a partir dos 16 anos ou quando acompanhado de um responsável.