Associados mantêm rotina de treinos durante a pandemia

Lives movimentaram quarentena com treinos on-line

Desde o mês de maio, o São Carlos Clube tem se reinventado para manter seus associados ativos mesmo durante o período de isolamento social. Foram transmitidas, ao vivo, aulas de: Mobilidade e soltura muscular, Aula Zen, Pilates, Exercícios específicos para pernas e bumbum, além de vídeos gravados que mostravam como executar corretamente exercícios como: Prancha, Afundo. Professores de outras modalidades, como Natação, Vôlei e Atletismo, se sentiram motivados e também passaram a oferecer dicas gravadas em vídeo para que os alunos mantenham a musculatura ativa durante o isolamento.

Udo, professor de vôlei do São Carlos Clube, avalia que o isolamento afetou as atletas: “Alguns grupos do vôlei existem há mais de 20 anos, ou seja, a socialização aqui é muito importante pra elas. Talvez estejam sentindo falta mais das amizades, do convívio, mas manter uma rotina de treinos em casa será importante para quando voltarmos”.

Fernanda, também professora do vôlei, lembra que a partir dos quatro anos já é possível praticar o esporte. “Essa é a idade mínima, não tem restrição alguma.” A professora também ressalta a integração e a socialização proporcionadas pelo esporte. “Isso é muito importante. Depois da fase de competição, começamos a trabalhar em grupo, e isso faz muita falta para as meninas. Eu percebo que isso é até mais importante que o vôlei: é o estar junto, divertirem-se juntas, é trocar energia, vivências. Por isso afirmo: a prática só traz benefícios, tanto físicos quanto emocionais.”

Já Maicon lembra que, independentemente do esporte, a parte mais importante na rotina das pessoas é a disciplina. “Esta quarentena acaba colocando em foco quem tem disciplina e quem não tem. No esporte, se não pode competir ou treinar, você precisa se disciplinar. Acredito que as lives estejam sendo fundamentais para que os atletas possam executar os exercícios de acordo com a modalidade. Os exercícios que passamos destacam muito o condicionamento, até para quem não joga vôlei.” Ele também explica a importância, no vôlei, do fortalecimento dos grupos musculares, como das pernas, ombros, etc. “É extremamente importante o fortalecimento da musculatura para a prevenção de lesões. O músculo nada mais é do que uma capa que envolve nossos tendões e articulações. Treinar na quarentena é essencial para que estejamos bem quando voltarmos à ativa.”

Para Camila Borim, coordenadora da FitClube Academia, durante a pandemia, as lives foram uma ferramenta de interação e conexão entre professores FitClube e os associados do São Carlos Clube. “Foram promovidas lives que contribuíram para o alívio do stress, ansiedade e angústias. Também possibilitaram aos associados se manterem ativos, acompanhando os professores ao vivo durante as aulas. Foi grande o engajamento pelas redes sociais e temos a intenção de permanecer conectados após a pandemia.”