Troca de equipamentos foi iniciada
A FitClube Academia é um dos locais mais frequentados pelos associados do São Carlos Clube. Com cerca de 1.500 matriculados e mais de dez professores de Educação Física contratados, a Academia oferece musculação e diversas modalidades de aulas coletivas.
Em março de 2020 foi finalizado o projeto de aquisição de Bicicletas Stages para as aulas de FitCycling. Já em junho, um novo passo foi dado: o início da troca de equipamentos da Academia.
O diretor de Esportes, Harry de Oliveira Santos, explica que o planejamento de compra dos novos equipamentos foi feito com a colaboração de uma equipe multidisciplinar, envolvendo Presidência, Diretoria de Esportes e Adjunta da Academia, bem como supervisão, personal trainers e professores da FitClube Academia. “A partir de conversas, levantamos o estado geral dos equipamentos, e os profissionais envolvidos se sentiram prestigiados em nos ajudar. Afinal, são eles que passam boa parte do tempo no local e precisam dos equipamentos para exercer suas atividades. Nosso principal objetivo, com a aquisição dos novos aparelhos, foi garantir a segurança e proporcionar bem-estar aos usuários da Academia em seus momentos de treino.” Harry explica também que, além da troca parcial de alguns aparelhos, os tatames foram devidamente protegidos para que sejam higienizados de forma mais eficiente.
A troca de equipamentos é um desejo antigo da atual gestão e foi planejada e direcionada com o intuito de renovar a Academia e oferecer equipamentos modernos e com ótima biomecânica para os associados do São Carlos Clube. ‘‘A pandemia não nos parou, foram feitas várias reuniões on-line para o desenvolvimento do nosso planejamento. Analisamos as melhores opções de equipamentos, fizemos pesquisas e simulações de quais equipamentos trocar e buscamos aumentar a oferta de alguns, sempre pautados nas categorias que criamos para a definição das compras. O engajamento de diferentes profissionais foi fundamental. Uma experiência única para conseguirmos extrair informações valiosas e, dessa forma, nos planejarmos para oferecer as melhores opções aos associados do São Carlos Clube’’, afirma Camila Borim, supervisora da Academia.
A personal trainer Carolina Greco reforça a importância desse trabalho em equipe. “Eu me senti parte da equipe e responsável pelo planejamento, pois, quanto mais profissionais capacitados trabalharem juntos, melhor para o funcionamento da Academia e para o bem-estar do associado, nossa maior preocupação. "Já Jorge Cintra acredita que esse modo de encaminhar o trabalho foi uma decisão acertada. “O Clube necessitava de tais aquisições, pois as mesmas eram de fundamental importância para o bom funcionamento da Academia. Trabalhamos em conjunto com todos os profissionais para que as decisões fossem tomadas de forma acertada. Agradeço a Diretoria por nos deixar fazer parte desse passo importante na modernização da nossa Academia!’’
O planejamento de compras foi dividido nas seguintes categorias:
• Segurança ao associado: Serão adquiridos e/ou trocados os equipamentos que promovam maior segurança durante a execução dos exercícios. Exemplo: Gaiola de Agachamento e Crossover.
• Equipamentos antigos: A Academia cresceu rapidamente e alguns equipamentos precisam ser atualizados em virtude da crescente necessidade de manutenções geradas diariamente. Exemplo: Puxador Alto, Remada Baixa.
• Aumento de oferta: Alguns equipamentos são mais utilizados e a oferta não é compatível com a procura. Por isso, alguns equipamentos serão comprados em maior quantidade e/ou conjugados. Exemplo: Puxador com Remada e Crossover, com seus pontos de exercícios (em vez de quatro, como temos hoje).
• Melhor ergonomia: Existe no mercado equipamentos com melhor ergonomia, então é necessário que alguns modelos da Academia sejam atualizados. Exemplo: Bancos Reguláveis.