Home office e a importância da postura correta

Ortopedista fala sobre cuidados posturais e dá dicas valiosas para quem trabalha em frente ao computador

Como grande parte dos profissionais está em home office durante a quarentena, é necessário redobrar os cuidados com a postura durante este período. Nesta edição, a Revista do São Carlos Clube conversa com o Dr. Luis Philipe Cardinali, que nos dá orientações para evitar problemas de curto e longo prazo. Confira a entrevista na íntegra:

 

Quais são os problemas ocasionados por uma rotina desatenta à questão postural?

A postura inadequada, obesidade, sedentarismo, hereditariedade, desvios da coluna, do eixo anatômico dos membros inferiores e o próprio processo de envelhecimento provocam uma degeneração das nossas articulações (artrose) e dos discos intervertebrais, podendo ocasionar dor e limitação funcional. Nos casos mais graves, alterações na sensibilidade e na força, pois os discos intervertebrais, nesta situação, ficam mais propensos a herniarem, isto é, a saírem da sua posição anatômica, comprimindo as raízes nervosas, mais comumente, na coluna cervical e lombar.

 

Como evitar problemas na coluna?

Atividade física adequada e individualizada é fundamental para manter a saúde do sistema musculoesquelético. Fortalecimento muscular, exercícios posturais, alongamento e controle do peso corporal são importantes para melhorar a postura e contribuir para uma melhor distribuição da carga na coluna vertebral. A musculatura abdominal e paravertebral ajudam a sustentar a coluna, melhoram a postura, distribuindo melhor a carga nos discos intervertebrais e articulações.

 

O sofá é amigo ou vilão?

Depende de como você o utiliza. O ideal é sempre ter a coluna lombar bem apoiada no encosto do sofá, os joelhos apoiados na borda e os pés no chão. Caso esta distância borda–encosto seja maior que o comprimento das suas coxas, uma almofada de apoio na coluna pode ajudar. O melhor mesmo é, antes de comprar o sofá, experimentá-lo para ver se este está adequado ao seu tamanho e se sua ergonomia é boa. Outra dica é não permanecer na mesma posição por muito tempo, principalmente se estiver em uma posição muito relaxada, “esparramado” no sofá.

 

 Qual o computador ideal para trabalhar? Desktop? Notebook?

Seja qual for o computador utilizado, é importante observar as seguintes recomendações:

  • Olhe para o centro da tela do computador.
  • Mantenha o pescoço reto e os ombros relaxados.
  • Mãos, punhos e antebraços devem ficar em linha reta em relação ao teclado.
  • Encoste a lombar completamente na cadeira e deixe a coluna reta, com os ombros levemente para trás.
  • Não cruze as pernas. O ideal é mantê-las afastadas, com os pés totalmente apoiados no chão.
  • Intercale as atividades que você tem durante o dia e tente mudar de ambiente. Essa rotatividade renova as energias e o ânimo do profissional.
  • Caso não seja possível intercalar as atividades, faça pausas regulares. Elas aliviarão o sistema musculoesquelético. Caminhar e alongar por alguns minutos já faz uma grande diferença.

O mobiliário adequado é fundamental para que possamos utilizar nossos computadores da forma correta. Entre os produtos e equipamentos que podem contribuir para eventuais adaptações estão: adaptador de altura para monitor, suporte para notebook, apoio para os pés, suporte para antebraços, tapete ergonômico antifadiga, uma mesa confortável e uma cadeira com regulagens.

 

Para quem já tem problemas ortopédicos, quais são as principais recomendações?

Não somente para quem já tem problemas ortopédicos diagnosticados, mas todos deveriam passar por avaliação ortopédica rotineiramente, pois esta é a única maneira de diagnosticar e tratar precocemente doenças do sistema musculoesquelético, muitas delas degenerativas; o tratamento precoce é fundamental para melhorar o resultado.

Infelizmente, vejo muitos pacientes que passam anos, às vezes décadas, somente tratando a dor, sem tratar conjuntamente a causa de seus problemas. Assim como vamos ao clínico, ao cardiologista e outras especialidades rotineiramente (por isso aumentamos muito nossa expectativa de vida nos últimos anos), deveríamos também consultar o ortopedista, pois, além de viver mais, queremos viver melhor. São as atitudes de hoje que irão determinar nossa qualidade de vida no futuro.

 

Dr. Luis Philipe Cardinali

CRM-SP: 114.247 SBOT: 10.687