Alimentação saudável durante a quarentena

Todos nós sabemos que uma alimentação balanceada e equilibrada deve privilegiar a ingesta diária de frutas, verduras, proteínas, carboidratos complexos e gorduras poli-insaturadas, pois são fundamentais para a manutenção da nossa saúde. Porém, neste período que estamos vivendo, mais do que nunca, nosso corpo e sistema imunológico precisam estar fortalecidos, então o ideal é tornar tudo isso um hábito diário, evitando ao máximo sobrecarregar nosso corpo com alimentos de baixo valor nutritivo e prejudiciais à nossa saúde e imunidade, como, por exemplo, alimentos industrializados, ricos em gorduras saturadas e cheios de açúcares.

A alimentação não deve jamais ser válvula de escape para qualquer frustração ou compensação. Devemos ter consciência de que a comida/alimento tem por função principal nutrir nosso corpo, alimentar nossas células (para que tudo funcione bem) e nos fornecer energia para realizarmos todas as nossas atividades do dia a dia.

 

Aprenda a diferenciar a fome da vontade de comer!

A fome é algo fisiológico, o corpo demonstra que está com falta de energia e que precisa do alimento, é uma sensação física com uma série de estímulos, como a sensação de estômago vazio, a dor de cabeça, a liberação de alguns hormônios, e não consiste na vontade de consumir algum alimento específico. Costumo falar que, quando estamos com fome, comemos o que temos disponível, não selecionamos nem escolhemos o alimento que vamos comer.

Já a vontade de comer está ligada a um mecanismo de recompensa cerebral, é algo especifico, você sabe o que quer comer. O estômago não ronca, você não tem fraqueza, não tem dor de cabeça, você come algo para sentir prazer e normalmente está relacionado com alguma situação emocional: ansiedade, stress, angústia, tristeza, alegria, felicidade extrema, etc.

Portanto, sempre, antes de comer, pare e analise: Por que você vai comer? Realmente é fome? Ou é somente a vontade de comer para preencher algum espaço, lacuna, falta ou excesso do momento? Se for a segunda opção, mude o foco, procure fazer outra coisa neste momento, veja um filme, leia um livro, estude ou faça alguma outra atividade que lhe dê prazer.

E quando der aquela vontade incontrolável de comer um doce? Não tem problema, opte por um doce mais nutritivo ou funcional se possível, como, por exemplo: chocolate meio amargo, barrinhas de alfarroba, frutas secas, damascos, tâmaras, ameixas secas, iogurtes naturais ou frutas in natura. Mas lembre-se de que a diferença entre o consumo saudável e o exagero está na quantidade ingerida desses alimentos. Não devemos nunca matar a fome com o doce, nem devemos fazer desse alimento nossa fonte principal de energia. Seu consumo deve ser eventual e estar associado sempre a uma alimentação nutritiva e equilibrada.

Já existem diversos estudos apontando a obesidade como fator agravante do quadro de doenças como o diabetes, resistência à insulina, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, baixa imunidade, maior facilidade a infecções e inflamações, dentre outras. A obesidade contribui para um estado de inflamação crônica em nosso organismo, pois, como sabemos, o tecido adiposo é secretor de substâncias pró-inflamatórias, como, por exemplo, citocinas pró-inflamatórias. Nossas células do sistema imunológico possuem vários receptores para essas citocinas, sendo assim, o aumento do tecido adiposo observado no quadro de obesidade sugere também ter forte influência negativa na resposta imunológica desses mesmos indivíduos.  

Para evitar o ganho de peso e o acúmulo de gordura, que leva ao sobrepeso e/ou à obesidade (em qualquer momento de nossas vidas), existe uma regra básica: a ingesta calórica diária não deve ser superior ao gasto calórico diário de cada indivíduo. Partindo deste princípio, em um segundo momento, devemos estar atentos à qualidade e nutrientes dos alimentos consumidos, pois de nada adiantaria para nossa saúde ingerir alimentos não nutritivos, mesmo que fossem com poucas calorias, no decorrer do dia... Sendo assim, alimente-se bem, fique atento não só à quantidade, mas também à qualidade da sua alimentação, para que você possa ter saúde, ter uma vida saudável e deixar seu corpo mais fortalecido.

Durante este período que estamos vivendo, devemos tentar criar rotinas diárias, cuidar muito da nossa alimentação, ter momentos de lazer mesmo que em casa, praticar algum tipo de atividade física, para que possamos deixar nosso corpo mais saudável e fortalecido, caso ocorra um possível contato com qualquer vírus ou agente agressor externo, cuidando sempre de nossa saúde, nossa alimentação, nosso físico e do nosso psicológico.