Acompanhe quais obras estão sendo feitas durante a quarentena

Ao planejar uma obra no Clube, diversos fatores devem ser previamente analisados: urgência, necessidade, investimento, tempo de execução, mão de obra, materiais utilizados, cotações, alvarás necessários, etc.

Na matéria sobre Obras desta edição, apresentaremos as manutenções que foram feitas em caráter emergencial e as obras que foram aceleradas no período de pandemia, pois certamente a interdição de alguns locais causaria transtorno aos associados, se executadas na rotina comum.

 

  • Casa das máquinas piscinas – substituição de registros

Por que a obra foi feita? O registro das bombas apresentava corrosão e ferrugem. De acordo com o Departamento de Obras, a oxidação dessas peças é natural após muito tempo de uso, pois por ali passa água clorada que, no decorrer do tempo, vai degradando as peças, interna e externamente.

O que foi feito? Os registros estão sendo substituídos por novos.

Benefícios: A casa de máquinas da piscina passa a funcionar de maneira integral, em plena segurança.

 

  • Vestiário Feminino Piscina

Por que a obra foi feita? O piso do box de todas as duchas estava inadequado, pois, além de antigo, não era antiderrapante e o local apresentava forte infiltração no sistema de esgoto. Em virtude do vazamento, as salas do andar inferior eram inutilizáveis e insalubres.

O que foi feito? Todo o sistema de esgoto foi refeito e colocou-se um novo piso antiderrapante. Além disso foi feita a reforma das divisórias de granito entre os box, a pintura do teto, paredes e caixilhos metálicos.

Custo/benefício da obra: Com a reforma do local, os associados contarão com um ambiente claro, mais segurança, privacidade e conforto em seu momento de higiene.

 

  • Vestiário Feminino Piscina – parte elétrica

Por que a troca foi feita? As caixas de passagem de energia elétrica seguiam um sistema antigo, em que todo o cabeamento elétrico ficava abaixo do piso.

O que foi feito?  Foi feita uma nova infraestrutura de alimentação de energia elétrica, com as antigas caixas de passagem de cabeamento sendo realocadas para o teto. Além disso, foi feita a substituição para luminárias LED.

Custo benefício: Mais segurança aos associados e economia de energia elétrica.

 

  • Salas abaixo do Vestiário Feminino da Piscina

Como mencionado anteriormente, o local era insalubre e inutilizado em virtude da infiltração no vestiário acima. Por esse motivo, houve a substituição completa da rede hidráulica, eliminando os vazamentos do local, e a remoção de antigas instalações elétricas.

Benefício: As salas serão adaptadas como oficinas de manutenção do Clube, servindo de apoio para: manutenção geral, elétrica e pintura.

 

  • Reforma da Piscina Coberta

Por que a obra foi feita?  Durante a quarentena, vários azulejos da piscina coberta se desprenderam.  

O que foi feito? Substituição de azulejos. Além disso, foi detectado que o rejunte antigo estava deteriorado, por esse motivo todo o rejunte da piscina foi trocado.

Melhoria: A reaplicação do rejunte e a troca dos azulejos proporcionarão longevidade à estrutura da piscina.

 

  • Novo sistema de aquecimento solar – Piscina Coberta

Um novo sistema, mais adequado, está sendo instalado na piscina coberta. O investimento, que é uma fonte de energia limpa, trará economia de energia elétrica para o Clube e mais conforto ao usuário.

 

  • Calistenia:

Por que a obra foi feita? O piso no local era rígido e oferecia menos conforto aos praticantes.

O que foi feito? O local foi ampliado, novos equipamentos foram adquiridos e o espaço agora conta com piso emborrachado.

Custo/benefício: Mais conforto e segurança aos praticantes.

 

  • Rede de esgoto – Angatú

Por que a obra foi feita? Houve um entupimento no sistema de esgoto, pois o sistema na região era antigo.

O que foi feito? Desobstrução das caixas de passagem e colocação de novas tampas.

 

  • Bar do Bosque

Para melhor atender aos colaboradores e associados, foram feitas manutenções na pintura, substituição de torneiras, reparos e ajustes elétricos.

 

  • Banheiros da Sinuca

Em eventos como a Festa Junina e o Baile do Hawaii, os banheiros da Sinuca não comportavam o número de usuários, ocasionando longas filas.

O que foi feito?

Feminino: o local contará com mais cabines, além de uma nova bancada para maquiagem.

Masculino: aumento na quantidade de cabines e mictórios.

Os dois sanitários serão completamente renovados, seguindo o padrão do Clube, além disso será construído um novo sanitário PNE.

 

  • Poda preventiva dos eucaliptos

Os galhos dos eucaliptos no Bosque estavam ultrapassando o espaço aéreo no muro que faz divisa com a USP. Para atender às reivindicações da Diretoria da Universidade, preocupada com a segurança do local, contratamos uma empresa para a realização da poda preventiva.