Casos de doenças respiratórias e alergias aumentam no outono

Otorrinolaringologista alerta para a maior incidência de doenças respiratórias com a chegada do outono

Anualmente, enfrentamos oscilações de temperatura durante as estações. No dia 20 de março, com a chegada do outono, as temperaturas começaram a cair, e a umidade do ar também. Com o ar mais seco e consequente concentração de poluentes na atmosfera, além das baixas temperaturas, aumentam os riscos de alergias e doenças respiratórias.

Dr. Sérgio Tiago Albertin, que é otorrinolaringologista e associado do SCC, explica que a alteração climática desta estação predispõe a um aumento de doenças respiratórias, como gripes e resfriados, além de agravar doenças como asma, bronquite, sinusite e pneumonia. “No outono e inverno, há um aumento significativo das doenças respiratórias, tanto de via aérea superior como de via aérea inferior. Isso se dá pelo ressecamento da mucosa das vias aéreas, chamado de função mucociliar, que é responsável por aquecer, filtrar e umedecer a mucosa nasal”.

O médico também esclarece que a doença – de origem viral – que mais acomete a população é transmitida por gotículas de saliva, espirro, tosse, e contamina as pessoas também por meio das mãos (tocar os olhos, boca e nariz com o vírus). “Estamos enfrentando uma pandemia de Covid-19, e todos os cuidados que estamos tendo para evitar a disseminação da doença também devem ser tomados quando se está gripado: evitar contato com outras pessoas, não ficar em locais fechados, atentar para a higienização das mãos, aumentar significativamente a hidratação (oral e nasal). Os cuidados devem ser os mesmos.” Recomenda-se ainda, mesmo em períodos fora da pandemia, que o indivíduo gripado use máscaras ao sair de casa, pois, dessa forma, ele não propaga a doença a pessoas de seu convívio social.

Dicas úteis para evitar as doenças respiratórias no outono:

- Independente da estação, adultos e crianças devem manter-se sempre hidratados para proteger também suas mucosas. No outono e inverno devemos dobrar os cuidados com a hidratação e hidratar o nariz com soro fisiológico 0,9%.

- Não fume e evite se expor a ambientes com poeira ou fumaça.

- Mantenha os ambientes arejados para evitar a disseminação de vírus e bactérias.

- Lave as mãos com frequência.

- Aqueça o ambiente de trabalho e de casa nos dias mais frios, mantendo a umidade adequada.

- Utilize roupas adequadas em dias frios.

Mantenha hábitos benéficos, como: sono adequado, alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos.

Alimentação “Vários alimentos podem desencadear processos inflamatórios no corpo, contudo isso varia de individuo para indivíduo. Muitos estudos afirmam que o leite aumenta o processo inflamatório respiratório pelo aumento da produção de muco (em alguns indivíduos). Óbvio que existem outros, mas cada caso requer investigação.”

Automedicação “É indicada apenas para amenizar sintomas leves, como dor e febre. Contudo, se o indivíduo piorar ou os sintomas persistirem, é necessário procurar o pronto atendimento ou um médico especialista de sua confiança para avaliar e prescrever os medicamentos necessários.”

Dr. Sérgio Thiago Albertin

CRM 104.489