Uma forma de evitar pensamentos nocivos é combatendo-os. Em primeiro lugar, é preciso identificar os tipos de pensamentos: se são positivos ou negativos. Na maioria das vezes, a origem de constantes ideias negativas são experiências negativas, crenças limitantes herdadas dos pais, medo de perdas ou, propriamente, uma ansiedade generalizada.

Precisamos ficar muito atentos ao conteúdo que acessamos como fonte de informação, tendo o cuidado de avaliar se é informativo ou está apenas aumentando ainda mais o pânico. As epidemias, historicamente, mobilizam as pessoas. Elas envolvem o nosso existir, e isso é um assunto muito delicado, visto que a finitude é a questão mais crucial do ser humano.

A todo momento, surge um dado novo sobre casos confirmados do Covid-19, o que leva os noticiários a lotarem sua programação de reportagens. Apesar de ser importante procurar conhecimento, o fluxo constante de notícias gera preocupação e estresse.

Sentiu que os sites e jornais estão lhe causando ansiedade? Crie uma rotina diferente, informe-se em momentos específicos – uma a duas vezes ao longo do dia – e foque naquilo que ajudará a tomar atitudes práticas para prevenção e cuidados.

 

A mídia, muitas vezes, alimenta um medo desnecessário, gerando angústia perante o desconhecido. Por isso, consulte apenas fontes confiáveis para não ser enganado por fake news.  As redes sociais devem ser utilizadas como forma de interação, permitindo-nos estar próximos, mesmo que distantes fisicamente. É fundamental o equilíbrio no uso dessas ferramentas, no tempo de uso diário, criando filtros para o turbilhão de informações recebidas, apropriando-se sempre das verdadeiras.

Pensamentos como “nada de ruim vai me acontecer”, “eu sou capaz”, “eu consigo”, “eu mereço”, “eu tenho coragem”, serão ótimas fontes de autoproteção para esses momentos. O exercício de enxergar o copo meio cheio – e não meio vazio – deve ser diário.

Experimente buscar o lado bom de cada coisa, mesmo para as que parecerem ruins, pois tudo tem um ou vários aspectos positivos que também precisam ser valorizados. Aproveite o tempo em casa para resgatar valores, conviver com a família, investir em conhecimento, reaprender aquilo que deixamos de lado em prol de uma rotina diária de muito trabalho.  Isso vai ajudar a expandir sua mente, a pensar de forma mais positiva, e pode abrir novas possibilidades na sua forma de enxergar as pessoas e o mundo ao redor.

Tudo na vida precisa de um tempo para elaboração, principalmente algo que acontece repentinamente. É natural que, após algum trauma, mudança ou perda, a vida fique um pouco atrapalhada e que sintomas como tristeza, medo, dúvidas e angústia apareçam. Entretanto, é importante observar se tais sintomas e comportamentos se estendem por muito tempo, podendo ser o indicativo de que é o momento de buscar ajuda psicológica.

Ana Paula Balan Manzini

Psicóloga Clínica 

CRP- 06/ 132175