Exercitar o corpo e ainda emagrecer parece propaganda enganosa, mas é possível com o condicionamento físico. Essa atividade não faz uso de aparelhos, mas sim utiliza o peso do próprio corpo e os movimentos rotineiros como saltar, caminhar, correr e agachar para alcançar os resultados.
O educador físico Maicon Rodrigues de Moraes, que substituiu Daniel Pelosi, durante su licença médica, explica que com o condicionamento é possível trabalhar equilíbrio, fortalecimento muscular, resistência e também emagrecer de forma gradual, além de regular problemas de saúde como pressão arterial e diabetes.
Mas o principal atrativo desse tipo de exercício é a autoestima e a sociabilização. “Como é um ambiente mais descontraído e não individualista como o da academia, os alunos acabam criando laços de amizade e frequentemente fazem confraternizações como café da manhã em conjunto e festas de aniversário. Também é uma espécie de terapia, onde é possível dividir problemas”, destaca.
Como não tem muito impacto, o condicionamento físico não tem contraindicação, mas é imprescindível passar por avaliação médica. “É uma aula em conjunto, não personalizada. Se a pessoa tem algum problema de saúde, podemos adaptar os exercícios, de modo que ela consiga executá-los de maneira segura”, conta.
Márcia Célia Franco Paes começou no condicionamento há três anos e afirma que tudo melhorou. Como faz a atividade de manhã, ela conta que tem pique o dia todo. “Minha disposição mudou, meus índices glicêmicos estão em dia e além de ter mais massa magra do que gordura, faço uma terapia para a alma”, garante.
Como é uma atividade dinâmica, o grupo que já participa do condicionamento físico vai se preparar agora para participar de corridas urbanas, com exercícios específicos, pois alguns integrantes já correm e estão incentivando os demais.
As aulas acontecem na Pista de Atletismo do São Carlos Clube de segunda a sexta das 7h às 9h. Vagas Limitadas destinadas para ambos os sexos e quaisquer idades.