Sustentabilidade

São Carlos Clube firma parceria com empresa que recicla lixo eletrônico 

Conscientizar e zelar no presente para não degradar o futuro é a proposta do projeto Recicl@tesc que transforma o lixo eletrônico em ato de educação e cidadania


Criado em 2009, o projeto Recicl@tesc foi idealizado por um grupo de instituições parceiras, dentre elas: Nosso Lar, USP e Senac São Carlos, com o objetivo de promover a inclusão social e digital de crianças e adolescentes carentes, tendo como foco o descarte de equipamentos eletrônicos de forma ambientalmente correta. “Ao serem jogados no lixo comum, as substâncias químicas presentes nos componentes eletrônicos penetram no solo e nos lençóis freáticos, contaminando o meio ambiente e seres vivos”, explica Newton de Almeida Silva, voluntário do projeto.

O trabalho desse projeto gerou resultados e os envolvidos perceberam que, além de fazerem o descarte correto do material eletrônico, poderiam beneficiar a comunidade, ao ensinarem voluntariamente crianças carentes a como consertar estes equipamentos, e doá-los às instituições sociais de São Carlos. “Nossos professores de forma voluntária ensinam os jovens que tenham interesse em se capacitar em hardware. O que é recuperado, é doado a instituições carentes e o que não conseguimos reparar, é descartado de forma correta. Recebemos o certificado de descarte correto que premite rastreabilidade”, comenta Newton.  

Pensando na implementação de políticas sustentáveis e preservação ambiental para as gerações futuras, a Diretoria Executiva do São Carlos Clube firmou no mês de abril, uma parceria com a entidade com o desafio de incorporar uma cadeia produtiva sustentável e ambientalmente mais responsável. Você pode ajudar nesta causa doando seus equipamentos eletrônicos em bom uso ou quebrados em nossos pontos de coleta. 


Faça sua parte:
* Separe os descartes eletrônicos do lixo caseiro
* Junte seu lixo eletrônico e reserve-os para os pontos de coleta do SCC
* Divulgue à familiares e amigos sobre o projeto da Recicl@tesc e da problemática do descarte irregular do lixo

E lembre-se: baterias, celulares, computadores, televisores, câmeras fotográficas, impressoras, mouse, notebooks, entre outros, podem ser consertados e revertidos às instituições sociais da nossa cidade. Quando não for possível de recuperação, esse lixo é descartado corretamente, sem nenhum tipo de agressão à natureza.

Informações
E-mail: doacoes@reciclatesc.org.br
Site: www.reciclatesc.org.br