Após 30 anos, Nivaldo Carlos Meneghelli Júnior, conhecido como professor Meneghelli, retorna ao São Carlos Clube como professor de basquete. Seu objetivo é resgatar a tradição do basquete do Clube, treinando as turmas de iniciação, a partir de 8 anos, e de treinamento, a partir dos 15 anos.

"Aceitei o convite do diretor de Esportes, Chico Maricondi, que jogou comigo aqui no Clube, e estou de volta. Meu objetivo é formar atletas, montar equipes e oferecer oportunidades aos jovens, compartilhando minha experiência e contribuindo para a realização dos sonhos deles", relata Meneguelli.

História

Meneghelli começou a se interessar pelo basquete na década de 1970, quando cursava a quinta série, incentivado pelo professor Silvi. Na época, o jovem se viu atraído pelas dinâmicas e pela inspiração proporcionadas pelo esporte e seu instrutor. A partir desse momento, abandonou o futebol – esporte que até então praticava – e se concentrou no basquete.

Sua estreia em competições ocorreu nos Jogos da Primavera, aos 11 anos, no Senac, representando a escola Militão de Lima. No final daquele mesmo ano (1975), participou de um teste no São Carlos Clube. Ao chegar ao Clube, deparou-se com cerca de 150 crianças e cogitou desistir. No entanto, superada a timidez inicial, persistiu. O processo seletivo ocorreu como um campeonato, e apenas 14 meninos foram escolhidos, sendo Meneghelli um deles. Seu primeiro técnico foi o professor Washington Luiz Campineira.

 

O atleta intensificou os treinos e logo estava participando do Campeonato Paulista. Ele assegurou a posição de armador da equipe e passou por todas as categorias do São Carlos Clube até alcançar a equipe principal. No âmbito profissional, além de São Carlos, jogou também por Assis, Telesp São Paulo e Itápolis.

Dos 23 aos 26 anos, Meneghelli dividia-se entre os estudos universitários, suas atividades como jogador e suas responsabilidades como professor e treinador. Ele lecionava no Colégio Diocesano e no São Carlos Clube, ao mesmo tempo em que competia nas séries A2 e A1 do Campeonato Paulista como atleta. Foi nesse período que começou a conceber um sonho e a planejar sua futura escola, hoje conhecida como Escola de Basquete Meneghelli.