SÃO CARLOS CLUBE

Considerada como ouro líquido, a água é um dos nossos recursos mais preciosos e que merece toda nossa atenção, uma vez que é uma fonte esgotável e muito ameaçada no mundo inteiro. Para comemorar o Dia Mundial da Água, o São Carlos Clube preparou várias atividades para associados e funcionários.


Entre os dias 18 e 25 de março, o hall da Fit Academia receberá a Exposição Bacias Hidrográficas de São Carlos. Essa exposição é composta por maquetes e uma sequência de 14 painéis contendo textos, ilustrações, fotos, mapas e imagens que contextualiza a ocupação urbana no contexto das principais microbacias hidrográficas de São Carlos. Curiosidades como a indicação do primeiro ponto de captação de água da cidade são apresentadas no trajeto da Exposição, assim como exemplos de recuperação ambiental de córregos do município.    


As informações contidas nos painéis foram organizadas a partir de resultados obtidos no desenvolvimento do projeto “A Utilização de Bacias Hidrográficas como Unidade de Pesquisa, Ensino e Extensão”, no contexto da Difusão e Popularização da C&T, apoiado pelo CNPq.  Esse estudo, que envolveu a participação de muitos profissionais e estudantes, contou com uma parceria entre o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da Universidade de São Paulo e a Universidade Federal de São Carlos. Um dos resultados mais importantes foi a elaboração e publicação de um “Atlas histórico e socioambiental das regiões hidrográficas do município” que em breve estará disponível para a utilização nas escolas locais. 

Cronograma
No dia 20, das 9h às 12h, a docente do Curso Técnico em Gestão Ambiental do SENAC, Bianca Simoni Kancelkis ministrará uma palestra para associados na Boatinha apresentando o panorama atual da água e importância da vegetação para sua conservação. 

No dia 21, das 14h às 17h, também na Boatinha, Bianca estará com uma equipe de monitores para uma dinâmica com funcionários do Clube e associados, para mostrar o panorama atual da água. 

Já no Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22, a professora Silvia Aparecida Martins dos Santos, responsável pelo setor de Biologia do CDCC, estará no hall de entrada do Fit Academia (local da exposição) para tirar dúvidas de associados sobre o tema e também levará a mini maquete de tratamento de água e esgoto.