1ª COPA DAS NAÇÕES NAKAL DE FUTEBOL ADULTO

SÃO CARLOS CLUBE

 

REGULAMENTO

 

I - INSTITUIÇÃO E FINALIDADE

            ARTIGO 1° - O SÃO CARLOS CLUBE, através do DEPARTAMENTO GERAL DE ESPORTES e COMISSÃO ORGANIZADORA DO FUTEBOL, promoverá nas dependências do clube, no período de 26 de março a novembro de 2022, o 1ª COPA DAS NAÇÕES NAKAL DE FUTEBOL ADULTO, nas três categoria adultos, (idade mínima 15 anos, nascidos antes de 2007 ), com a finalidade de integração e recreação de seus associados e a consequente  confraternização  de seus familiares.

 

II - SUPERVISÃO E DIREÇÃO

            ARTIGO 2º - Caberá à Diretoria Executiva do São Carlos Clube, através de seu Diretor Geral de Esportes, em conjunto com o Diretor Adjunto de Futebol e com o Coordenador de Futebol a realização do presente campeonato, bem como sua supervisão e direção técnica.

 

III- COMISSÃO ORGANIZADORA

            ARTIGO 3º - Fica instituída a criação da Comissão Organizadora, à qual caberá a função de acompanhar o bom andamento do presente campeonato em toda sua extensão, zelando pelo cumprimento deste regulamento e mantendo o equilíbrio entre as equipes Veteranos e Novatos Panela.

            ARTIGO 4º - A Comissão Organizadora terá a seguinte composição:

  1. Presidente - O Diretor Geral de Esportes do São Carlos Clube;
  2. Vice-Presidente - O Diretor Adjunto de Futebol do São Carlos Clube;
  3. Secretário - O Coordenador de Futebol do São Carlos Clube;
  4. Membros Titulares- O patrocinador de cada equipe formada ou um representante por ele indicado

            ARTIGO 5º - Se por ocasião das reuniões realizadas pela Comissão Organizadora, o membro titular ficar impossibilitado de comparecer, este poderá indicar um suplente para representá-lo através de procuração, que deverá ser entregue ao Presidente da Comissão Organizadora antes do início da reunião. No caso de não comparecimento, o mesmo estará de acordo com as decisões tomadas.

           

IV-COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES

             ARTIGO 6º- Após o encerramento das inscrições individuais, nas 3 categorias (Novatos acima 15 anos, Veteranos acima de 37 anos e Masters acima de 50 anos), no dia 06 de março de 2022, caberá ao Diretor de Geral de Esportes, através do Diretor Adjunto de Futebol e à Comissão Organizadora, a formação das equipes das 3 categorias, tendo como principal parâmetro o equilíbrio das mesmas.

            § 1°- O Departamento Geral de Esportes receberá inscrições para lista de espera TRADICIONAL INJEÇÃO  até 70 porcento da participação da equipe.

Obs.:- Os atletas suspensos por falta (3) no campeonato anterior ficarão 3 (três) partidas suspensos; se o atleta fez sua inscrição no prazo, ficará na relação de espera (injeção), como rege o regulamento. O mesmo ocorrerá nos Novatos ficando 3 partidas fora.

            § 2°- Não será aceita mudança de equipe a nem um atleta nas categorias.

            § 3°- As substituições de atletas em jogo poderão ser feitas na frente do mesário, sendo que à saída de um poderá ser realizada a entrada do outro, mas não poderá participar da jogada; caso ocorra que não sair o atleta,  o que entrar receberá cartão amarelo.

§ 4°- Poderão participar do campeonato sócios do sexo masculino, com idade a partir de 15 anos, categoria novatos,  (nascidos antes 2007);  categoria veteranos e acima de 37 anos (nascidos antes de 1985), podendo associados abaixo de 37 com nível dos veteranos, como atletas acima de 50 anos, conforme aceitação da comissão, que não estejam cumprindo penalidade pela inobservância das normas contidas no regulamento interno de Disciplina Esportiva, em casos excepcionais abaixo de acordo comissão.

             ARTIGO 7º - Os companheiros de cada equipe, juntamente com o patrocinador da mesma, deverão indicar um representante da equipe, cabendo ao mesmo toda a responsabilidade sobre a equipe, tanto na escalação como na substituição de jogadores durante as partidas, bem como a comunicação com a Comissão Organizadora sobre fatos relevantes que possam ocorrer na sua equipe.

            § 1°- Os fatos de que trata o caput deste artigo deverão ser relatados por escrito, sendo que, se os mesmos fugirem da área esportiva, a Comissão Organizadora, se julgar necessário, poderá encaminhar o relatório para a Diretoria Executiva do São Carlos Clube para providencias cabíveis.

V - MATERIAL

            ARTIGO 8º- Para o bom andamento do campeonato, caberá ao São Carlos Clube oferecer o campo em boas condições de utilização, as bolas e a arbitragem para todos os jogos. Os patrocinadores de cada equipe fornecerão uniforme completo (calção, meia e camisa) para as disputas, ficando esse uniforme sob a responsabilidade de cada jogador. Desde já, fica estabelecido que cada jogador seja obrigado a devolver o uniforme completo no final de sua participação no campeonato.

             § 1°- Os jogadores que não devolverem o uniforme estarão impossibilitados de participar do próximo campeonato até que seja feita a devolução do material utilizado ou efetuado um pagamento no valor atualizado do mesmo $ 160,00 ( cento e sessenta reais).

             § 2º - Os débitos em aberto de campeonatos anteriores a este deverão ser pagos na secretaria do clube, sem a qual os devedores estarão impossibilitados de participarem das partidas marcadas da sua equipe até o pagamento dos mesmos.

             § 3º - Todas as equipes participantes deste campeonato deverão pagar mensalmente, através de seus patrocinadores, conforme contrato junto ao São Carlos Clube, durante os 8 meses de realização do campeonato, com vencimento todo dia 30 de cada mês. O não pagamento das mensalidades por 2 meses consecutivos acarretará na eliminação da equipe da competição.

              § 4º – Os associados que não devolveram os uniformes do campeonato anterior no prazo estipulado (26 março) estarão suspensos por duas partidas pela Comissão.

            ARTIGO 9º Os participantes deverão estar devidamente uniformizados nos locais e horários das disputas, não sendo permitido a participação de jogadores com o uniforme incompleto

OBSERVAÇÃO:- Não será permitido uso de chuteiras de qualquer forma, SOMENTE TÊNIS SOCIETY.

VI - DISPOSIÇÕES GERAIS

ARTIGO 9º - A forma de disputa do presente torneio, bem como a tabela completa dos jogos, será elaborada pelo Departamento Geral de Esportes e passará a fazer parte integrante do presente regulamento.

            ARTIGO 10º - As partidas terão a duração de 80 minutos divididos em 2 tempos de 40 minutos cada um, com intervalo para descanso de 05 minutos.

 §1°- Fica facultada à Comissão Organizadora a modificação no tempo de duração das partidas, bem como nos horários das mesmas, sempre que haja necessidade, sendo a mudança de dias e horários somente em comum acordo entre as equipes.

 ARTIGO 11º - Haverá uma tolerância máxima de 15 (quinze) minutos apenas para o início da primeira partida de cada rodada, tanto nos sábados quanto nos domingos.

            ARTIGO 12º - Para o início, continuidade e término de qualquer partida, haverá a necessidade da presença mínima de 7 (sete) jogadores de cada equipe em campo.

 ARTIGO 13º- A equipe que não comparecer para a disputa de qualquer partida (caracterizando o WO) ou por qualquer motivo abandonar uma partida no decorrer da disputa da mesma, será considerada perdedora da referida partida, pelo placar de 3 a 0 e perderá 6 pontos; no 2º WO todos os atletas serão eliminados da competição e suspensos por 10 jogos de todos torneios do São Carlos Clube.

 §1° - A equipe responsável pelo WO ou pelo abandono do jogo em pleno andamento perderá toda e qualquer vantagem obtida ao longo da disputa do torneio para efeitos de classificação. Além disso, deverá a equipe infratora arcar com o pagamento da arbitragem da partida, no valor de $300,00 (trezentos reais) bem como os atletas faltantes (no caso de WO) deverão apresentar justificativa ou atestado, por escrito, à Comissão Organizadora, que deverá avaliar essa justificativa e tomar as decisões cabíveis para o caso.

 §2° - Todo jogador que contribuir para o chamado WO ou abandono da equipe durante a realização do jogo, estará imediatamente suspenso do campeonato por 02 partidas, sendo que sua equipe perderá 6 (seis) pontos, bem como qualquer vantagem quando for necessária aplicação do critério de desempate, além de outras já previstas neste regulamento.

§3°- O jogador que contribuir para o chamado WO ou abandono da partida em andamento, além da punição prevista no caput, estará sujeito às penalidades previstas no Código Disciplinar.

            ARTIGO 14º- Cada equipe contará com a participação de 16 jogadores e 1 goleiro nas Categoria Veterana e Categoria Novatos ( se ocorrer 2 goleiros entra como jogador).

 §1°- A  entrada de novos atletas nas equipes, a chamada “injeção”, somente poderá ser realizada até      a reunião anterior da 70% da rodada referente à equipe.

 §2°- A injeção de novos jogadores constantes da lista de espera, quando necessário será feita pela Comissão Organizadora durante as reuniões, sempre visando nível do atleta que saiu das equipes participantes, podendo ser substituídos conforme regulamento.

ARTIGO 15º- Em caso de mau tempo, somente ao árbitro da partida e ao coordenador de futebol caberá decidir sobre a suspensão das partidas ou rodadas completas. Qualquer outro motivo que venha a justificar essa suspensão da partida será analisado e decidido pela Comissão Organizadora.

ARTIGO 16º- A suspensão de qualquer rodada ou do campeonato caberá à Comissão Organizadora, de comum acordo com a Diretoria Executiva do São Carlos Clube e, sempre que possível, será divulgada com a devida antecedência.

 ARTIGO 17º - Somente o representante da equipe poderá escalar e/ou substituir jogadores. Durante as partidas não haverá limite de substituições, podendo retornar a ela os jogadores quantas vezes for necessário, observado o artigo 22º e parágrafos.

 ARTIGO 18º - Somente poderão participar do Campeonato associados com idade mínima de 15 anos completos, (2007) na categoria Novato. O Atleta estará fazendo parte de sua equipe após assinar a ficha de participação na equipe do campeonato junto ao representante do clube, até a data prevista para inscrições e injeções.

ARTIGO 19º - Entende-se que todos os inscritos gozem de perfeita saúde para a prática do futebol, não cabendo ao São Carlos Clube e à Comissão Organizadora qualquer responsabilidade sobre as consequências que possam surgir antes, durante ou após as partidas do referido campeonato, inclusive em caso de contusões mais graves que possam ocorrer durante a disputa do torneio.

ARTIGO 20º - Todo o atleta participante deverá ter, obrigatoriamente, sua participação na partida pelo tempo mínimo de 15 minutos (quinze minutos) ininterruptos, na categoria veterano, sendo que os jogadores que não participarem da partida já no 1º tempo deverão obrigatoriamente, iniciar jogando o 2º tempo e jogar os  15 minutos estipulados.

 §1°- Se um jogador sair da partida antes de se completar o tempo de 15 minutos de sua participação, o mesmo não poderá retornar à mesma após ser substituído. Se o mesmo fato ocorrer em outra partida desse jogador, por qualquer motivo, a equipe não poderá substituí-lo até que se complete o tempo de 15 minutos de sua participação, salvo confirmado contusão.

 §2°- O jogador que se rebelar contra a substituição, dentro ou fora de campo, menosprezando ou denegrindo o companheiro através de palavras de baixo calão ou mesmo de atitudes inconvenientes, será automaticamente suspenso do campeonato por 2 partidas consecutivas.

            ARTIGO 21º-O participante do campeonato que não participar da partida no mínimo 15 minutos previstos no artigo 22º, poderá formalizar a reclamação por escrito junto à Comissão Organizadora, até o prazo máximo de 48 horas após a partida.

 §1° - Em se constatando razão ao jogador, a equipe a qual o jogador pertencer perderá os pontos eventualmente ganhos na partida a que se refere a reclamação. Entretanto, o resultado da mesma prevalecerá em relação à equipe adversária para efeito de artilharia, goleiro menos vazado, penalidades. Apenas se o resultado da equipe infratora for positivo (empate ou vitória), não somará pontos na classificação, sendo que a equipe eventualmente perdedora na referida partida não herdará esses pontos da equipe infratora.

            ARTIGO 22º - O jogador que não comparecer a qualquer partida, será contado como ausente, e terá que pagar o valor de $ 20,00 ( vinte reais); cada falta só será abonada com comprovante de viagem, atestado médico ou de trabalho. (observando-se sempre caso de justificativa pertinente), atestado comprobatório a sua ausência até 48 horas após o jogo, nas 3 categorias.

            1- Caso já tenha passado 70% do campeonato, a equipe ficará com jogador a menos não podendo entrar outro em seu lugar

            2-O atleta que pedir o seu corte ou sair por contusão, entrará outro em seu  lugar,  no mesmo nível de escolha, e se ultrapassar 3 ausências,  o mesmo estará suspenso do campeonato subseguente e sua inscrição passará para a injeção, ou seja, espera.

            ARTIGO 23º - No caso de goleiros, os mesmos serão fixos nas equipes dos Novatos e Veteranos. Em casos especiais (venda de título, acidente ou outro motivo justificável), que venha envolver qualquer goleiro participante da competição, poderá o responsável pela equipe a que pertencer o atleta, solicitar à Comissão Organizadora a substituição do mesmo. A aceitação ou não da indicação da substituição, será de competência exclusiva da Comissão Organizadora; poderá participar qualquer outro jogador de linha no gol.

  1. Nas 3 categorias os goleiros serão fixos e em caso de não comparecimento sem aviso à Comissão Organizadora, um atleta da linha jogará no gol. Somente em caso de contusão consumada ou aviso antecipado poderá ser convidado outro goleiro, chamado pela Comissão Organizadora, sempre será substituído por atletas nível inferior ou qualquer outro jogador de linha.
  2. Os goleiros na categoria veteranos poderão jogar nos novatos na linha ou no gol não podendo jogar na linha das 2 categorias.
  3. Na categoria novata, os goleiros titulares também estarão liberados, sendo que nos matas em diante,  se o goleiro titular faltar,  poderão participar os seguintes pela sequência: Vitor, Varoto, Moreti, Xandão, Marcio, ou qualquer atleta da linha de outras equipes poderá compor a mesma; não será permitido o goleiro titular jogar na linha e colocar outro goleiro que não seja da equipe para completar a quantidade de atletas, somente atleta da mesma equipe.
  4. Idade dos Veteranos 37 anos para cima, podendo de acordo com a comissão, os atletas nível dos veteranos, mas com idade menor ou maior de 50 anos participar da categoria, onde a comissão avaliará o nível dos mesmos; nunca jogador nível elevado de novatos.

            ARTIGO 24º - No Banco de reservas somente poderão permanecer os atletas devidamente uniformizados e 2 responsáveis (técnico e patrocinador).

            ARTIGO 25º – O Associado que chegar após iniciar o segundo tempo sem aviso, não poderá participar da mesma; somente através de aviso antecipado de que chegará atrasado,

            ARTIGO 26º – Os níveis dos associados serão sempre verificados pela comissão organizadora. Na injeção, se tiver mais que um atleta, o mesmo será por sorteio e o mesmo, se ocorrer de mais de uma equipe precisar.

VII– PENALIDADES

ARTIGO 27º - O jogador que for advertido com cartão amarelo durante as partidas terá que pagar como penalidade multa de R$ 15,00 ( quinze reais) por cartão na primeira série de três cartões amarelos; na segunda série de três cartões amarelos, a penalidade será o pagamento de multa R$ 20,00 (vinte reais) para cada cartão e assim sucessivamente. Esses pagamentos deverão ser feitos junto à secretaria do São Carlos Clube, sendo que os valores arrecadados destinar-se-ão exclusivamente ao Departamento de Futebol Maior.

§1° - Considerar-se-á cumprida a pena se o jogador, até na sua próxima participação pagar sua multa junto à secretaria do São Carlos Clube e apresentar o respectivo recibo de pagamento ao Coordenador de futebol.

§2° - O não cumprimento do pagamento até a data estipulada acarretará na proibição da participação do atleta na partida a ser disputada, sendo terminantemente proibida sua participação em qualquer partida até a quitação de seu débito.

ARTIGO 28º - O jogador que receber três cartões amarelos, sejam consecutivos ou alternados, ficará suspenso automaticamente da próxima partida da sua equipe. Os cartões amarelos serão zerados somente na partida que anteceder as 3 (três) últimas partidas das finais, sendo, o atleta que tiver dois cartões e não tomar o terceiro na partida que anteceder estas partidas, zerará os mesmo e, se o mesmo tomar o 3º cartão amarelo,  está suspenso da 1ª partida da partida que fizer parte das 3 últimas partidas das finais (final e duas anteriores).

ARTIGO 29º - O jogador advertido com cartão vermelho será eliminado da partida, não podendo entrar outro em seu lugar; este estará automaticamente suspenso da partida seguinte de sua equipe, independente das penalidades do julgamento a ser realizado pela Comissão Disciplinar, referente ao relatório da Arbitragem e do Coordenador do futebol.

§1° - O jogador que for advertido com cartão vermelho durante as partidas, terá que pagar como penalidade multa de R$ 30,00 (trinta reais), e no 2º cartão o valor será de $40,00 (quarenta reais) e no 3º o valor de $50,00 (cinquenta reais), sendo que no 3º cartão vermelho o atleta estará eliminado da competição.

§2° - Considerar-se-á cumprida a pena se o jogador, até na sua próxima participação, pagar sua multa junto à secretaria do São Carlos Clube e apresentar o respectivo recibo de pagamento. O não cumprimento do pagamento até a data estipulada acarretará na proibição da participação do jogador na partida a ser disputada, sendo terminantemente proibida sua participação em qualquer partida até a quitação de seu débito.

§3º - O atleta que for advertido com o cartão vermelho durante a última partida de sua equipe no presente campeonato cumprirá a punição no campeonato subsequente do futebol adulto e ficará na injeção do próximo campeonato.

ARTIGO 30º - Durante a semana que antecede as rodadas do presente torneio, o Coordenador de Futebol afixará no quadro de avisos do futebol a relação de jogadores que foram punidos com cartões amarelos e vermelhos, bem como os que estão impossibilitados de participar dos jogos de sua equipe na rodada em questão.

 

VIII – OCORRÊNCIAS DISCIPLINARES

 

4. DA COMISSÃO DE DISCIPLINA:

4.1 Seremos competentes para o enquadramento do atleta infrator e aplicação das penalidades constante no art. 45 do Código de Justiça Desportiva do São Carlos Clube, a comissão formada pelo Diretor Geral de Esportes e/ou o Diretor Adjunto da modalidade e o Coordenador da competição em disputa.

4.2 O art. 45 do Código de Justiça Desportiva do São Carlos Clube, deverá ser parte integrante do regulamento, por modalidade, em competição organizada pelo departamento geral de esportes e suas penalidades deverão ser aplicadas automaticamente, tendo por base o relatório do árbitro, constante na súmula da partida realizada.

DAS INFRAÇÕES DISCIPLINARES

 

Das infrações praticadas pelos atletas e as respectivas penas

 

Artigo 45 - Constituem infrações cometidas pelos atletas:

I – Deixar de cumprir decisão oficial, criar óbices ao seu cumprimento ou esquivar-se de colaborar com o comitê dirigente na apuração de faltas, irregularidades ou infrações disciplinares ocorridas nas dependências utilizadas nos campeonatos, competições ou torneios.

Pena: suspensão dos eventos organizados pelo Departamento Geral de Esportes até que se cumpram às exigências.

II – Reclamar acintosamente ou reiteradamente com o árbitro, agir com intenção de retardar o andamento de um jogo através de propositadas e reiteradas interrupções, ou ainda, se recusar a sair de campo de jogo por motivo de substituição ou expulsão, segurar o adversário, segurar a bola com as mãos.

Pena: suspensão de 02(dois) jogos, na reincidência dentro da mesma competição o atleta terá pena de 04(quatro) jogos.

III -  Ofender moralmente, desrespeitar e ameaçar o árbitro, seus auxiliares, mesários, apontadores, atletas adversários ou companheiros e pessoas ligadas ao Departamento Geral de Esportes ou à Comissão Organizadora.

Pena: suspensão imediata de 03 (três) jogos consecutivos na reincidência dentro da mesma competição o Atleta terá pena de 06 (seis) jogos.

IV – Ofender moralmente pessoas do público durante a competição ou lançar contra ele qualquer tipo de objeto.

Pena: suspensão de 06 (seis) jogos; na reincidência dentro da mesma competição o atleta terá pena de 12(doze) jogos.

V – Abandonar ou desistir do jogo durante o seu andamento, sem motivo justificado.

Pena: suspensão imediata de 02 (dois) jogos; na reincidência dentro da mesma competição o atleta terá pena de 04(quatro) jogos.

VI – Danos patrimoniais.

Pena: eliminação imediata da competição e encaminhamento do caso à Diretoria Executiva do São Carlos Clube para penalidades previstas no Estatuto Social do São Carlos Clube.

VII – Recusar-se a atender intimação para comparecer perante órgão da Justiça Desportiva ou Departamento Geral de Esportes, salvo por motivo de força maior.

Pena: suspensão por tempo indeterminado até o atendimento da intimação.

VIII – Incitar seus companheiros e os torcedores, por gestos e palavras, contra os árbitros e seus auxiliares.

Pena: suspensão de 06 (seis) jogos; na reincidência dentro da mesma competição o atleta terá pena de 12(doze) jogos.

IX – Invadir ou concorrer para a invasão do local da competição ou promover desordens em dependências desportivas.

Pena: suspensão de 10 (dez) jogos; na reincidência dentro da mesma competição o atleta terá pena de 20(vinte) jogos.

X – Praticar vias de fato, como a cusparada, ou ato que a isto se assemelha, por motivos ligados ao desporto, a qualquer tempo.

Pena: suspensão de 10 (dez) jogos; na reincidência dentro da mesma competição o atleta terá pena de 20(vinte) jogos.

XI – Tentar agredir fisicamente o árbitro, seus auxiliares, mesários, apontadores, atletas adversários ou companheiros e pessoas ligadas ao Departamento Geral de Esportes ou à Comissão Organizadora.

Pena: suspensão de 10 (dez) jogos; na reincidência dentro da mesma competição o atleta terá pena de 20(vinte) jogos.

XIII - O atleta que realizar jogada desleal e/ou violenta (cotovelada, carrinho por trás e frontal, pontapé, empurrão, etc.).

Pena: suspensão de 04(quatro) jogos; na reincidência dentro da mesma competição o atleta terá pena de 08 (oito) jogos.

XIV - Agredir fisicamente o árbitro, seus auxiliares, mesários, apontadores, atletas adversários ou companheiros e pessoas ligadas ao Departamento Geral de Esportes ou à Comissão Organizadora.

Pena: eliminação imediata da competição e encaminhamento do caso à Diretoria Executiva do São Carlos Clube para penalidades previstas no Estatuto Social do São Carlos Clube.

Parágrafo I

As infrações não previstas pelo Art. 45 do Código de Justiça Desportiva do São Carlos Clube, serão julgadas obrigatoriamente pela Comissão Disciplinar do São Carlos Clube.

Parágrafo II

As infrações e suas penas, tipificadas pelo Art. 45 do Código de Justiça Desportiva do São Carlos Clube, devem ser cumpridas na competição vigente. Caso a competição se encerre antes do cumprimento da pena, a parte restante, deverá ser cumprida na competição subsequente.

 

           

IX - PRÊMIOS E SOLENIDADE

ARTIGO 31º - Serão oferecidos os seguintes prêmios dentro das categorias:

1 – Troféus para as equipes classificadas nos 3 primeiros lugares;

2 – Troféu para o artilheiro 

3 – Troféu para o goleiro destaque

4 – Troféu para o jogador destaque;

5 - Outros prêmios poderão ser oferecidos a critério da Comissão Organizadora.

 

ARTIGO 32º – Não haverá solenidade de abertura e no encerramento será feito um JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO no dia da última partida do campeonato, a partir das 19h30, no Bar do Bosque,  sede de campo.

 

X – OMISSÕES

ARTIGO 33º - O presente regulamento será entregue aos patrocinadores e responsáveis pelas equipes, que darão conhecimento do mesmo aos seus companheiros de equipe, sendo que nenhum participante poderá alegar ignorância do mesmo. 

 

ARTIGO 34º – Todos os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora de comum acordo com a Diretoria Executiva do São Carlos Clube.

 

São Carlos, fevereiro 2022.

 

COMISSÃO ORGANIZADORA