Cuidados com a pele no inverno

Juliana Pazelli Balau
CRM 108.437
RQE 41586

No inverno, sentimos “na pele” os efeitos da baixa umidade do ar e temperaturas mais frias. A dermatologista Juliana Pazelli Balau, em entrevista exclusiva à Revista do São Carlos Clube, conta-nos que, além da umidade e temperatura, os banhos mais quentes diminuem o manto lipídico que mantém a pele hidratada. “Para evitar esse ressecamento, é muito importante ter um cuidado maior com a hidratação da pele, não esquecer de beber bastante água e investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes”, sugere.

 

Confira abaixo a entrevista na íntegra:

 

 A alimentação influencia a saúde de nossa pele?

Sim, a alimentação saudável é imprescindível para manter a pele bonita e hidratada. Comer legumes, hortaliças e frutas, que são fontes de vitaminas e minerais, ajuda a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele. A soja, que é rica em isoflavonas, é outro alimento que deve ser adicionado à dieta, pois evita o ressecamento e melhora a elasticidade da pele. As castanhas, que são ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, também são importantes para manter a pele saudável e bonita. Beber bastante água é essencial para a pele.

 

Como manter a pele hidratada?

Beber no mínimo dois litros de água por dia. Evitar banhos quentes e muito demorados; evitar se ensaboar demais e usar buchas. Usar um creme de hidratação mais profunda logo após sair do banho, ainda no banheiro. Para peles oleosas, evitar hidratante comum no rosto, usar oil-free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax). Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes específicos para essa região e, assim, evitar rachaduras. Os pés, cotovelos e joelhos também merecem uma hidratação especial. Hidratantes à base de ureia, lanolina e ácido láctico são ótimos. Usar filtro solar diariamente!

 

Quais procedimentos dermatológicos devem ser feitos preferencialmente no inverno?

O inverno é uma boa época para realizar alguns tratamentos dermatológicos que requerem que o paciente evite a exposição ao sol, como peelings, tratamentos a laser e uso de ácidos mais fortes para clareamento de manchas.

 

Quais doenças podem acometer a pele no inverno?

Algumas doenças podem aparecer por causa do ressecamento da pele. Dentre elas, a dermatite seborreica, a dermatite atópica, a psoríase e a ictiose.

 

Como saber qual o melhor produto para a minha pele?

De forma geral, para as peles oleosas, os produtos com textura sérum ou loção oil-free são os mais indicados, pois são leves e fluidos, proporcionam conforto na aplicação e permitem a sobreposição de outros produtos, como o protetor solar. Já as peles mais secas merecem que se invista em produtos com textura mais densa. Com todas essas possibilidades, a visita ao dermatologista é essencial para selecionar quais dermocosméticos vão fazer parte da sua rotina!