Quer melhorar a postura, a flexibilidade, se livrar de dores nas costas e ainda sentir-se relaxado? Faça aula de alongamento no São Carlos Clube com a professora Andresa Bruniera.
A educadora física explica que essa atividade física trabalha a contração muscular, a respiração, o relaxamento e a meditação, o que a torna grande aliada no combate à ansiedade e depressão. “Ela é voltada para o bem-estar, enquanto que a ginástica e os exercícios na academia focam na resistência muscular”, conta. 
Dentre os benefícios do alongamento estão: ajudar na flexibilidade, no relaxamento de musculatura de maneira geral, evitar problemas como atrofia muscular e focar no bem-estar e relaxamento mental. São usados alguns equipamentos como bola de pilates, corda, elástico, bastão e bolinha de tênis. O alongamento é recomendado a todas as idades, especialmente para atletas de esportes coletivos. “As aulas não têm contraindicação, mas aconselho o aluno a fazer dentro do seu limite físico”, destaca. 
Foi em busca de ter mais disposição, que o aposentado Clóvis Bianco começou a fazer as aulas de alongamento há cerca de oito anos. E é assíduo. “Mesmo tendo 77 anos, consigo fazer os exercícios e saio da aula muito disposto. É importante fazer alguma atividade física, mas também é importante sentir-se bem fazendo-a”, avalia.
As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas às 8h15, com cerca de 25 a 30 alunos por turma. Venha fazer uma aula experimental com a professora Andresa.  

Benefícios do alongamento

Previne lesões musculares
Ao alongar, a força das fibras musculares é fortalecida e com isso a probabilidade de desenvolver lesões e cãibras durante o exercício físico é reduzida.

Aumenta a flexibilidade
Além de aumentar a flexibilidade já existente, ajuda a recuperar a que foi perdida com a idade. Dessa forma, melhora-se o rendimento nas atividades físicas e diárias.

Bem-estar físico
Por conta do estresse diário, nossos músculos ficam tensos e causam dores no pescoço, nos ombros e nas costas. Então, para promover o relaxamento muscular o alongamento é recomendado. Vale lembrar que ao se alongar os riscos de disfunções na coluna são reduzidos.

Bem-estar psicológico
O alongamento estimula o cérebro a liberar serotonina – hormônio que ajuda na regulação do humor. Com isso, a mente fica mais relaxada e o bem-estar psicológico é imediato.