SÃO CARLOS CLUBE

Público alvo: crianças de 5 a 15 anos


Horário de trabalho: terças das 8h30 às 10h30 (de 5 a 8 anos) e das 14h às 16h (de 5 a 8 anos)

quartas:  das 8h30 às 10h30 (de 9 a 13 anos) e das 14h às 16h (de 9 a 13 anos).

 
Objetivo do curso

Estimular a criatividade dos alunos através do contato com os materiais a serem trabalhados como texturas e cores. Desenvolver trabalhos que expressam emoções e concepções de realidade, tanto a nível subjetivo quanto objetivo, no âmbito da realização cultural brasileira.


Atividades desenvolvidas:


1. Pintura:
a) pintura em tela: com guache, aquarela, nanquim, massa corrida, colagem, tinta látex, tinta acrílica, a óleo, textura e outros.
b) pintura em tecido: em seda, roupas em geral, algodão cru e acessórios
c) pintura em vidro: garrafas, pratos e tela em vidro com verniz e esmalte vitral.
d) pintura em madeira: utilizando também pátinas e decoupáge, com tinta látex, mosaico, acrílica, verniz acrílico, betume, tinta plástica.
e) pintura em pedra
Técnicas puras e técnicas combinadas: por ex., pintura em tela com técnicas a óleo, guache, nanquim, tinta acrílica, textura, tinta à base de látex e aquarela.


2. Colagem: com a aplicação de várias técnicas e vários materiais.


3. Argila: escultura e pintura em argila.


4. Trabalhos de composição (arte e artesanato): com areia colorida, com pedra, com sementes, com palha de milho, bolinha de vidro, durepox, lã, etc.
– oshibama (composição com plantas desidratadas), papier-machê, papel
– reciclado, lã e vários outros materiais.


5. Desenho:
– técnicas de desenho, desenho com lápis de cor,
– nanquim.
– Noções de história da arte (arte brasileira e arte em geral) são apresentadas ao longo do próprio processo de realização dos trabalhos.

Professora Maria Cristina Dorsa Godoy Ósio (Cris)
Professora no São Carlos Clube há 31 anos (desde 1984), socióloga, formada em Ciências Sociais pela UNESP, com mestrado em “Pesquisa em Educação” pela UFSCAR. Ministrou aulas de Artes na Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), na Oficina Cultural “Sérgio Buarque de Holanda” e na Fazenda Santa Rita da AGRINDUS S/A por 11 anos. Participou do projeto “Educação Através das Artes e dos Esportes” da UFSCAR e de inúmeras exposições individuais. Também ministrou aulas de Sociologia, por 10 anos, na Faculdade de Educação Física de São Carlos.


Local: Antiga Academia da Sede de Campo

 

Links relacionados:  http://bit.ly/1CatRIE