Sustentabilidade

Sede de Campo realiza o plantio de arvores frutíferas

Desde 2015, a Diretoria Execultiva do SCC (gestão 2015 - 2017) implantou o Projeto de Plantio de Mudas de Árvores Tradicionais e  Frutíferas em sua Sede de Campo todo mês de setembro, em alusão ao Dia da Árvore celebrado no dia 21.

Em 2015 foram distribuídas sementes de árvores para as crianças e, duas mudas foram plantadas na data. Neste ano, outras oito mudas: Mexerica, Goiabeira, Jabuticaba, Amora, Pitanga, Flamboyant e Ipê Branco e Roxo, que já deram as boas vindas a primavera. Essa última ação (2016) leva o nome de "Projeto Germinar" e visa conscientizar adultos e crianças acerca da preservação e respeito ao meio ambiente - uma ação anual que faz parte da agenda sustentável do Clube.

Sustentabilidade

São Carlos Clube firma parceria com empresa que recicla lixo eletrônico 

Conscientizar e zelar no presente para não degradar o futuro é a proposta do projeto Recicl@tesc que transforma o lixo eletrônico em ato de educação e cidadania


Criado em 2009, o projeto Recicl@tesc foi idealizado por um grupo de instituições parceiras, dentre elas: Nosso Lar, USP e Senac São Carlos, com o objetivo de promover a inclusão social e digital de crianças e adolescentes carentes, tendo como foco o descarte de equipamentos eletrônicos de forma ambientalmente correta. “Ao serem jogados no lixo comum, as substâncias químicas presentes nos componentes eletrônicos penetram no solo e nos lençóis freáticos, contaminando o meio ambiente e seres vivos”, explica Newton de Almeida Silva, voluntário do projeto.

O trabalho desse projeto gerou resultados e os envolvidos perceberam que, além de fazerem o descarte correto do material eletrônico, poderiam beneficiar a comunidade, ao ensinarem voluntariamente crianças carentes a como consertar estes equipamentos, e doá-los às instituições sociais de São Carlos. “Nossos professores de forma voluntária ensinam os jovens que tenham interesse em se capacitar em hardware. O que é recuperado, é doado a instituições carentes e o que não conseguimos reparar, é descartado de forma correta. Recebemos o certificado de descarte correto que premite rastreabilidade”, comenta Newton.  

Pensando na implementação de políticas sustentáveis e preservação ambiental para as gerações futuras, a Diretoria Executiva do São Carlos Clube firmou no mês de abril, uma parceria com a entidade com o desafio de incorporar uma cadeia produtiva sustentável e ambientalmente mais responsável. Você pode ajudar nesta causa doando seus equipamentos eletrônicos em bom uso ou quebrados em nossos pontos de coleta. 


Faça sua parte:
* Separe os descartes eletrônicos do lixo caseiro
* Junte seu lixo eletrônico e reserve-os para os pontos de coleta do SCC
* Divulgue à familiares e amigos sobre o projeto da Recicl@tesc e da problemática do descarte irregular do lixo

E lembre-se: baterias, celulares, computadores, televisores, câmeras fotográficas, impressoras, mouse, notebooks, entre outros, podem ser consertados e revertidos às instituições sociais da nossa cidade. Quando não for possível de recuperação, esse lixo é descartado corretamente, sem nenhum tipo de agressão à natureza.

Informações
E-mail: doacoes@reciclatesc.org.br
Site: www.reciclatesc.org.br 

 

Sustentabilidade

SCC é ponto de coleta de coleta de pilhas e baterias usadas

Pensando na implementação de políticas sustentáveis e na preservação ambiental para as gerações futuras, a Diretoria Executiva do São Carlos Clube lançou uma nova campanha sustentável – o Projeto de Recolha e Descarte Correto de Pilhas e Baterias usadas.

Você pode ajudar nesta causa descartando suas pilhas e baterias em nosso ponto de coleta, que já se encontra disponível na Secretaria do Clube. O Descarte pode ser realizado durante o período de funcionamento do Clube.