Alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Senac, com o professor Wagner ao centro

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do São Carlos Clube organizou uma palestra para conscientizar seus colaboradores  sobre segurança no trabalho. Foi destacada a importância do uso de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), ter atenção na execução do trabalho e de atividades rotineiras, pois, um acidente por distração pode acarretar consequências para a vida pessoal, profissional e familiar do indivíduo. A palestra foi ministrada pelos alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho, do Senac, sob a supervisão do professor Wagner Borges.
Foi apresentado um vídeo sobre vítimas de acidentes e em seguida, foi feita uma dinâmica, contando com a colaboração de voluntários, que mostrou a dificuldade em executar atividades simples como levantar de uma cadeira ou escrever o nome após uma lesão grave. Além de reaprender a realizar atividades rotineiras, a vítima também precisa se adaptar à nova vida social. 
Wagner destaca que essa vivência é muito importante para o aluno. “Com essas palestras, o aluno aplica na prática o que aprendeu na teoria em sala de aula. E, como alguns já trabalham na área, contribuem e trocam experiências”. 
Hércules da Silva Lima, aluno do Senac e metalúrgico, vê como positiva esse intercâmbio. “Aprender na prática o que vamos fazer na futura carreira é essencial. Essa interação com o público, é um crescimento profissional para todos”.
Gildo Gregório, presidente da CIPA, explica que a intenção é provocar uma reflexão do que uma desatenção pode acarretar. “A conscientização de que a prevenção é sempre o melhor remédio e que o uso de EPI’s não é frescura tem que ser constantemente lembrada”.
Todo mês a CIPA faz campanha de conscientização. Este mês é o Abril Verde, de prevenção de acidentes e em maio será Amarelo – prevenção de acidentes no trânsito. Além disso, em agosto, é realizada a SIPAT, uma semana intensa de trabalho e conscientização.