Tim Maia in Concert – Tributo a Tim Maia - Música ao Vivo no Bar do Bosque
Sexta-feira 27 Fevereiro 2015

Na sexta-feira, dia 27 de fevereiro, o Tim Maia in Concert fará uma apresentação especial no Bar do Bosque do São Carlos Clube para seus associados.

O projeto Tim Maia In Concert teve início em Dezembro de 2012, na cidade de São Carlos. Um grupo de amigos, tendo em comum a admiração pelo já falecido cantor Tim Maia, decidem prestar uma homenagem em forma de tributo ao eterno mestre brasileiro do Soul Music.  Nasce então a Banda Pró-Racional Tim Maia Tributo.

Albérico Visitação (Vocal), William de Paula (Teclados), Junior Oliveira (Baixo), Paulo Tavelin (Bateria), Paulo Aggio (Guitarra), Vlad (Percussão), João Hanai (Sax Tenor), Claudinei Galdino (Trompete), Joel Vicchiato (Sax Alto), Jasiel Maurício (Trombone) tocam os grandes sucessos do mestre Tim Maia desde o começo de sua carreira, passando pelo funk dos anos 70, a fase em que o cantor faz parte da Seita Racional, e de acordo com os críticos musicais, a fase de melhor musicalidade e sonoridade nos discos do cantor, depois uma viagem pelos anos 80 retratando sua fase mais romântica, até o final de sua carreira e seu falecimento em 1998.

Numa apresentação marcante de aproximadamente três horas, os 11 integrantes relembram sucessos de Tim Maia, incluindo as músicas de maior sucesso na carreira do cantor, dentre elas “O Descobridor dos Sete Mares”, “Sossego”, “Me dê Motivo”, “Gostava tanto de Você”, “Vale Tudo”, “Não quero Dinheiro”, “Um dia de Domingo”, entre outras. A banda, além de homenagear Tim Maia, em alguns momentos do show relembra também grandes nomes do funk music da década de 70, como Stevie Wonder e James Brown.     

A Banda Pró-Racional Tim Maia Tributo tem se apresentado em várias cidades do Estado de São Paulo, tendo sua maior característica a interação com o público e a nostálgica levada do funk dos anos 70 com o groove dos metais.Em um bate papo descontraído, o baterista da Banda, Paulo Tavelin contou ao São Carlos Clube um pouco da trajetória da Banda, a sua admiração por Tim Maia e a grande contribuição que o cantor deixou para a música brasileira.

Confira a entrevista na íntegra:

Por que homenagear Tim Maia? Qual a importância do cantor na vida de cada integrante da Banda?

Primeiramente por ser um artista brasileiro de talento nato que emocionou e encantou toda uma geração. Em segundo lugar é porque sua música realmente é contagiante, seja no ritmo, melodia ou arranjos, puro swing! É impossível ficar parado ouvindo a música de Tim Maia. Cada músico da banda foi amplamente influenciado por Tim Maia em sua formação musical.

Conte mais sobre a época em que a Tim Maia In Concert era só um projeto, e como foi a experiência de tê-lo concretizado, o primeiro show, a aceitação do público e o sucesso atual de vocês.

Interessante quando olhamos para trás e lembramos quando cada um de nós foi convidado a fazer parte do projeto Tim Maia, os olhos até brilhavam. Tamanha era a admiração por esse artista e também pelo tamanho do desafio que estávamos assumindo. A banda ainda era apenas um embrião, alguns músicos da formação inicial inclusive não fazem mais parte da Tim Maia In Concert, o nome da banda era outro, mas havia uma vontade muito grande de tornar esse projeto uma realidade. Hoje contamos com o profissionalismo de músicos de São Carlos e região que se dedicam extremamente para levar ao público um som contagiante. Nosso conjunto evoluiu, os músicos evoluíram individualmente com muito estudo e prática musical com outras formações e hoje a Tim Maia In Concert é uma realidade, em todas as apresentações recebemos elogios, o que nos estimula ainda mais a continuar trabalhando duro.

Consideramos nossa primeira apresentação, o show que realizamos no São Carlos Clube em 2013 (Bar do Bosque) porque 90% dos músicos da formação atual já participaram daquele show. Nós não esquecemos, e temos certeza que o público presente também não se esqueceu, foi contagiante.

Os integrantes da Banda já tinham tido experiências musicais anteriores?

Sim, temos músicos na banda formados num dos conservatórios mais respeitados do país, o Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí. Músicos com experiências diversas, desde participação em orquestras, bandas de MPB, Jazz, Soul Music e também lecionando música em São Carlos e região.

Tim Maia foi responsável pela introdução do estilo Soul na música popular brasileira, e reconhecido mundialmente como um dos maiores ícones da música no Brasil. Em sua opinião, qual a importância da obra de Tim Maia no cenário musical brasileiro, tanto o atual como na época em que o cantor era vivo?

Interessante essa questão porque, parte da resposta está na pergunta em si. Só pelo fato de ser um artista que introduziu a Soul Music no Brasil o coloca num dos mais altos patamares de qualidade e importância musical. Quanto à importância de sua obra no cenário brasileiro, acreditamos ser de enorme relevância. É muito difícil encontrar bandas que produzem música popular de qualidade atualmente no Brasil que não tenham bebido da fonte, nas obras de Tim Maia.

Alguns de vocês tiveram a oportunidade de assistir a um show ao vivo de Tim Maia?

Infelizmente não. Mas temos músicos na banda que tiveram a oportunidade de assistir apresentações ao vivo de músicos que fizeram parte da tão conhecida Banda Vitória Régia, a banda do Tim. São músicos de qualidade reconhecida, a maioria deles tocou e ainda toca com grandes nomes da MBP.

Em outubro de 2014 foi lançado o filme sobre a biografia do cantor. Vocês assistiram? O que acharam? Como fãs acham que foi retratada de forma convincente a história de Tim Maia?

Assistimos sim e curtimos demais! Entendemos que se trata apenas de uma leitura do que foi sua vida e obra. De uma forma geral foi bem convincente, mas Tim Maia era complexo demais para ser retratado em apenas duas horas ou mais de filme. Tanto é que o diretor do filme teve muita dificuldade em deixar o filme com o tempo que acabou ficando.

Recentemente foi exibida a minissérie Tim Maia - Vale o que Vier, uma versão reeditada a partir do filme e causou polêmica. De acordo com o que foi divulgado na imprensa, a minissérie não retratou de forma realista a vida e o contexto daquela época, principalmente no que diz respeito à relação entre Tim Maia e Roberto Carlos. Qual a opinião de vocês sobre o que foi exibido?

Concordamos que a minissérie realmente não foi fiel aos fatos da vida do Tim. Sobre a polêmica em torno da relação entre Tim e Roberto Carlos, é interessante que para nós músicos isso acabou ficando em segundo plano. Sem contar que o próprio Tim era muito bem resolvido em relação a essas questões, basta assistirmos entrevistas em que Tim falava sobre questões desse tipo. Até mesmo esses assuntos polêmicos se tornavam brincadeira quando Tim falava sobre isso. Ele sem ser arrogante, dizia em alto e bom tom que sabia muito bem da qualidade de sua música e como podia se comparar à grandes artistas internacionais.

O que o público pode esperar da apresentação no dia 27 de fevereiro no São Carlos Clube?

O público com certeza pode esperar por uma grande apresentação da Tim Maia In Concert. A banda realmente tem evoluído muito e nosso som está contagiante. Repertório reformulado, novos arranjos e contamos com uma superprodução do São Carlos Clube para que seus associados tenham uma noite de muita diversão. Convidamos todos para dançar e cantar com a Tim Maia In Concert!!!